Newsletter
Pesquisa
Não é preciso irmos aos sites das teorias da conspiração para lermos publicações de utilizadores preocupados com receio de que o “grande irmão” Facebook esteja a fazer-se valer dos microfones dos smartphones para espiar as conversas dos utilizadores de modo a fazer-lhes chegar publicidade.
Na Internet há relatos de YouTubers que afirmam que já lhes aconteceu estarem a ter uma conversa sobre determinado assunto e logo de seguida lhes aparece no feed publicidade relacionada com o tema. Afinal de contas tudo não passa de uma grande coincidência.
Um grupo de investigadores afirma ter conseguido a prova de que o Facebook não espia os utilizadores, mas não fique tranquilo já. Segundo este grupo há aplicações que fazem bem pior.
Cinco investigadores da Northeastern University monitorizaram 17 mil aplicações para Android e monitorizaram os dados que são enviados assim como os componentes do smartphone que utilizam e que são ativados.
A investigação concluiu que o Facebook não faz nenhum uso indevido do microfone ou da câmara do equipamento. No entanto, há muitas outras aplicações que captam o ecrã dos utilizadores e enviam-nos para empresas de análise de dados.
Segundo o site português dedicado à tecnologia, Pplware, esta prática de gravar o ecrã dos utilizadores não é proibida pela Google, mas obriga que a mesma seja declarada pela app e que os utilizadores tenham conhecimento de que estão a ser gravados.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.