Newsletter
Pesquisa
Certificação da DGERT permite integrar formações no número de horas que as empresas estão obrigadas.
Um curso de Branded Content & Entertainment é o próximo tema do workshop da Academia APAN, conduzido por Sofia Moura nos dias 3 e 4 de maio. Dois dias de partilha de conhecimento prático, de quem tem vindo a desenvolver um trabalho relevante para o mercado nesta área para quem se tem de adaptar às novas linguagens da comunicação e que trabalha para as marcas: profissionais do marketing, quadros de agências de meios e criativas, grupos de media, produtores e publishers. É este modelo de formação, assente nas preocupações dos profissionais do mercado e em casos práticos, que ao longo dos últimos 6 anos contribuiu para o sucesso das formações da Academia APAN.
Há números e estudos de avaliação à qualidade dos cursos que Manuela Botelho, secretária geral, diretora e coordenadora pedagógica da Academia APAN, partilha com Imagens de Marca numa entrevista sobre a relevância do projeto criado no seio da Associação Portuguesa de Anunciantes.
IM: A APAN arranca com uma área de formação em 2012. São 6 anos de trabalho. Tendo em conta os objetivos da sua criação qual é o balanço que faz?
MB: Aquando do lançamento da Academia APAN, definimos que a sua missão era contribuir para elevar os padrões profissionais em marketing e comunicação dos profissionais das empresas nossas associadas através da formação e desenvolvimento das suas capacidades e talentos. Entendemos alargar essa oportunidade a todos os profissionais da indústria da comunicação. O balanço é muito positivo e pode ser demonstrado de várias formas: termos conseguido a certificação pela DGERT, o que permite que as horas de formação na Academia APAN possam ser consideradas para o número de horas de formação a que as empresas estão obrigadas; o número de profissionais que ao longo destes anos já passou pela academia APAN e que já ultrapassou os 1.200; a qualidade dos programas e dos formadores, constatada pelas avaliações regulares dos formandos e que se têm situado na sua grande maioria entre o “muito bom” e o “excelente”; o grande número de ações de formação “In House” já realizadas a pedido e de acordo com briefings específicos das empresas.
IM: Qual tem sido a maior preocupação da APAN com esta aposta?
MB: As nossas maiores preocupações são essencialmente a dois níveis: a manutenção e reconhecimento da qualidade e relevância das nossas ações de formação e a procura constante em dar resposta às necessidades de atualização permanente dos profissionais de marketing e comunicação, cujo contexto em que trabalham está em permanente alteração.
IM: A Academia foi criada no seio de uma Associação de Anunciantes. Que tipo de vantagens está a retirar e a trazer para dentro e fora da organização?
MB: São várias as vantagens de a Academia ter sido criada no seio da APAN. Desde logo a proximidade que temos com os nossos associados e com os seus profissionais e conhecermos de dentro os seus maiores desafios, preocupações e necessidades. Por outro lado, a facilitação de networking e de partilha de boas práticas setoriais com benefícios adicionais à da própria formação em si. Para a associação a grande mais-valia tem sido conseguirmos de forma mais direta promovermos o nosso trabalho junto de potenciais associados.
IM: Imagino que o programa de cursos vai “beber” muito daquilo que são os temas e desafios que os próprios anunciantes também sentem. Como é que a Academia trabalha eficazmente este programa?
MB: A Associação acompanha de muito perto todas as matérias que envolvem a atividade dos profissionais de marketing e comunicação, conhece a transformação que a indústria está a atravessar e integra um network mundial que lhe permite manter-se atualizada sobre as mais importantes tendências. Adicionalmente consulta frequentemente os seus associados e os seus diferentes profissionais no sentido de aferir sobre os temas mais relevantes para o seu melhor desempenho pessoal e o melhor desempenho das suas marcas.
IM: Estamos a falar de vários modelos de formação. Quais os que têm mais procura e porquê na sua opinião?
MB: A Academia APAN está certificada para dar formação em duas grandes áreas – Marketing e Publicidade e Desenvolvimento Pessoal (Soft Skills). Dentro da primeira grande área procuramos as melhores soluções formativas nas subáreas Gestão da Comunicação, Gestão de Marketing, Marketing Digital e Redes Sociais. Na área de Desenvolvimento Pessoal dedicamo-nos a desenvolver nos formandos competências pessoais que lhes permitam ser mais assertivos e mais eficazes no seu trabalho. Todas as áreas que trabalhamos têm muita procura sendo que, por razões compreensíveis, os temas relacionados com o mundo digital tenham nestes últimos anos liderado.
IM: Sabemos que o mundo está a passar por transformações muito rápidas e isso força a uma aprendizagem de consumo intensivo. Estes modelos respondem bem a esta necessidade?
MB: Qualquer das nossas ofertas formativas - as de calendário e as dedicadas/exclusivas (In-House) – assentam sempre numa abordagem integrada da comunicação de marketing, assente em pensamento estratégico sólido. São formações de curta duração – 8h, 12h e 16h – onde privilegiamos a orientação para a resolução das questões práticas das vidas dos profissionais, dando-lhes ferramentas que lhes permitam utilizar nas suas empresas, logo no dia a seguinte.
IM: Tem havido extensões da Academia a outras cidades para além de Lisboa? Há essa estratégia para o futuro?
MB: A Academia APAN já realizou várias ações de formação na cidade no Porto, e irá continuar a fazê-lo, sempre que sintamos procura. Não está previsto vir a fazer noutras regiões do País.
IM: Há estatísticas que permitem analisar o sucesso da Academia e a sua relevância para o mercado?
MB: Temos não só estatísticas altamente representativas do sucesso da Academia, como temos centenas de testemunhos dos formandos sobre a sua satisfação e aquilo que a formação representou no âmbito dos seus conhecimentos. Relativamente a estatísticas, desde maio de 2012 até agora já realizámos mais de 130 ações de formação, num total de mais de 1.200 profissionais, em que 61% dos formandos eram associados da APAN. 92% dos formandos avaliaram as formações em que participaram com a classificação de “Muito Bom” e “Excelente”, o que muito nos orgulha.
IM: Olhando para o tema da formação que se aproxima em maio “Branded Content & Entertainment” e sendo a Manuela Botelho secretária geral da APAN, que ecos tem da aposta e interesse dos anunciantes sobre a comunicação através dos conteúdos vs as outras disciplinas/ferramentas de comunicação utilizadas até aqui?
MB: Aquilo que temos constatado, num mundo carregado de informação e de comunicação é que as marcas têm procurado aproximarem-se cada vez mais dos seus grupos alvo através daquilo que mais lhe interessa, já que é dessa forma que obtém a sua maior atenção. Nesse sentido temos várias ações de formação que abordam esta temática da integração da comunicação das marcas nos diferentes conteúdos, quer no âmbito do digital quer fora dele. Nos próximos dias 3 e 4 de maio teremos uma ação em Branded Content & Entertainment, a cargo da formadora e especialista nesta matéria Sofia Moura, que já deu provas do interesse deste tema e sempre com enorme sucesso.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.