
Newsletter
Pesquisa

A rádio, meio de áudio por excelência, é ainda muitas vezes percecionada como um canal tradicional e secundário nas estratégias das marcas. No entanto, a sua capacidade de adaptação constante e renovação, faz com que continue a ser um meio extremamente relevante capaz de criar envolvência e captar a atenção de forma única.
Basta pensar nos programas da manhã, nos momentos de verdadeira dinâmica entre os locutores e a audiência, em que se tornam muito mais do que uma música de fundo para se tornarem uma verdadeira companhia e boost de motivação para o dia. Esta dinâmica e ligação vai muito além dos momentos em antena e ganha vida também nas várias plataformas digitais das rádios, nos programas que evoluem para podcasts e até nos momentos em que as vozes ganham outra dimensão e saltam diretamente para o palco e esgotam pavilhões, demonstrando que a rádio na sua vertente tradicional já faz parte da história e que está longe de se esgotar!
Numa era em que a atenção é cada vez mais valorizada, o áudio assume um papel incontornável na comunicação e nas estratégias de Marketing de qualquer marca. Enquanto que a rádio consegue manter a sua relevância e confiança ao longo dos anos, através desta diversificação e inovação constantes e ser muito mais que um meio tradicional, outros formatos de áudio ganham cada vez mais espaço, como é o caso dos Podcasts, um verdadeiro fenómeno que veio para ficar!
Em Portugal mais de metade da população ativa ouve Podcasts semanalmente e espera-se que estes números continuem a crescer.
Esta é também uma oportunidade para as marcas, em que para além da possibilidade de presença numa plataforma de alta proximidade envolvimento existem ainda métricas que demonstram a eficácia deste touchpoint. Cerca de 60% dos ouvintes diz confiar mais nos apresentadores dos Podcasts do que em influenciadores e existem ainda estudos que demonstram que anúncios em contexto de podcasts duplicam a intenção de compra.
Mas as marcas não querem apenas estar em contextos relevantes, querem ir mais além e criar os próprios momentos e partilhar esses momentos com o consumidor na primeira pessoa. São já muitas as marcas que acreditam no poder do áudio e criam o seu próprio podcast e conteúdos. Afinal de que outra forma conseguiriam captar a atenção do target durante uma média de 30 minutos?
Para isso é fundamental que os conteúdos sejam autênticos, para que a marca se torne assim mais humana e possa comunicar de forma próxima e personalizada e aumentar a interação.
A entrada em um novo capítulo impulsionado pela inteligência artificial, que permite a combinação de áudio com modelos de linguagem através dos LLMs (Modelos de Linguagem de Grande Escala), vem trazer também com a capacidade de transformar simples mensagens em interações inteligentes e personalizadas. A voz deixa de ser apenas um canal de emissão para se tornar um ponto de contato vivo, capaz de responder, aconselhar e adaptar-se a cada utilizador.
Seja na sua vertente tradicional ou digital, o áudio veio definitivamente para ficar e para continuar a evoluir, permitindo cruzar ingredientes tão importantes como Tecnologia e Confiança, sem nunca perder aquilo que tanto o distingue, a Proximidade.
Do lado das marcas, é fundamental que exista também uma adaptação constante e que a criatividade seja pensada e adaptada, para que exista um fit perfeito entre mensagem e contexto, tornando-se não apenas numa extensão e reforço de comunicação em mais um canal de comunicação, mas acima de tudo numa verdadeira experiência sensorial.
Como dizia John Steinbeck, “Onde há um propósito, há uma conexão”, e onde há conexão há uma verdadeira oportunidade para as marcas!
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.