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O hype sobre mundos digitais, realidade aumentada e virtual surge de
tempos a tempos mas, geralmente, desaparece. Na maior parte das vezes porque a
tecnologia disponível deixa a desejar e a expectativa das pessoas relativamente
à inovação não é atendida.
Mas há um grande entusiasmo
sobre o metaverso entre investidores e grandes empresas de tecnologia (com
destaque para os esforços do Facebook), uma verdadeira obsessão em não ficar
para trás, no que muitos consideram ser o futuro da Internet.
Mas afinal, o que é o
metaverso? Embora seja difícil encontrar uma definição única para o termo, ele
é normalmente utilizado para descrever o conceito de uma iteração futura da
Internet, composta por espaços virtuais 3D persistentes e partilhados,
vinculados a um universo virtual. O metaverso num sentido mais amplo pode não
se referir apenas a mundos virtuais, mas à Internet como um todo, incluindo
todo o espectro de realidade aumentada. Podemos pensar no metaverso como a nova
imersão digital, muito para além de terminais e ecrãs que nos permitirá reduzir
distâncias e ampliar a importância do digital nas nossas vidas.
E, pela primeira vez, muita
gente concorda que a tecnologia está quase pronta. Que muito em breve iremos ver
muita utilidade no metaverso e surgirão necessidades humanas que hoje nem
imaginamos. Em termos práticos, o metaverso está para a realidade virtual como
um poderoso smartphone está para telefones móveis desajeitados da década de
1980.
Alguns sinais indicam que é
hora das marcas começarem a pensar como se irão posicionar neste ambiente.
Pensar em reproduzir formatos repetidos não deve ser o caminho e sim
concentrar-se em fornecer valor para impulsionar uma conexão emocional com o
seu público. As experiências que podemos criar e a fidelidade à marca que
podemos construir são limitadas apenas pela nossa imaginação. Certamente
teremos oportunidades para estarmos mais próximos dos clientes, inclusive, em
ambientes de atendimento quase privados, espaços para fazer o test drive de um
novo carro sem sair de casa, ou talvez fazer compras online e poder
experimentar as roupas digitais primeiro e depois fazer o pedido para que
cheguem ao mundo real. Cada vez mais a junção de serviço, conteúdo, qualidade e
relevância será fundamental para que, mesmo no meio de tantas possibilidades de
atenção, haja algum espaço para as marcas.
Pessoalmente, acredito que
vamos conhecer, reunir e experimentar coisas de maneiras novas e muito
diferentes através do metaverso. Este deve ser o maior disruptor de negócios
desta década. Uma economia que representa até 10 vezes o valor total de toda a
economia global atual. A oportunidade da publicidade é significativa, mas a
oportunidade de experiência tem um potencial excitante. Marcas que estão
dispostas a inovar e promover a criação de experiências valiosas na interseção
de espaços físicos e virtuais vencerão.
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