Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
O Imagens de Marca esteve à
conversa com o presidente do Turismo de Portugal, que abordou o atual panorama
do setor.
A pandemia de Covid-19 trouxe
vários desafios a muitos setores da sociedade e o Turismo não foi exceção.
Durante cerca de ano e meio, os estabelecimentos turísticos viram várias
restrições a serem aplicadas à sua atividade.
Em conversa com o Imagens de Marca,
Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, abordou o atual panorama do
setor, em comparação com o período que antecedeu a chegada da pandemia. Tendo
como base os dados do INE, referentes a julho deste ano, as receitas dos
estabelecimentos hoteleiros ficaram a quase metade do registado no mesmo
período de 2019. Isto num momento em que se tem registado uma “preferência por
parte do turista nacional relativamente ao mercado interno”.
Como revela o presidente do
Turismo de Portugal, a chegada da pandemia veio colocar em pausa o crescimento
do turismo nacional que se registou até 2019. Um ano que, nas palavras de Luís
Araújo, foi “o melhor ano de sempre” do turismo nacional, tendo havido um
crescimento de “mais de 60%” nas receitas entre “2015 e 2019”. Um crescimento
que, na ótica do representante do Turismo de Portugal, se deveu ao facto de o
país ter sido capaz de “preparar e diversificar a oferta” turística.
Apesar do claro impacto que a
Covid-19 teve no setor, o Turismo de Portugal começa já a perspetivar um futuro
pós-pandemia. O objetivo da entidade passa por conseguir que, “em 2023”, o
volume de receitas alcance o de 2019.
Numa altura em que a
sustentabilidade é uma das tendências que marcam vários setores da sociedade, o
mesmo é válido para o caso do turismo. Porém, o presidente do Turismo de
Portugal revela ao Imagens de Marca outras tendências que marcam a atualidade
do mercado a nível nacional e internacional. Assista à entrevista para saber
mais sobre o tema.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.