Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo positivo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
A rede social de Mark
Zuckerberg pronunciou-se pela primeira vez sobre o documentário “O Dilema das
Redes”.
O filme da Netflix explora o impacto das redes socais na
vida das pessoas, com especialistas em tecnologia a falarem sobre o perigo
destas plataformas. Agora, numa longa publicação no seu blog oficial, o
Facebook decidiu fazer alguns comentários sobre o filme de Jeff Orlowski que
tem dado que falar nas últimas semanas pela sua abordagem polémica.
“Em vez de oferecer um olhar diferente sobre a tecnologia, o
filme cria uma visão distorcida sobre como as plataformas de redes sociais
funcionam de forma a que haja uma fuga conveniente daquilo que são os problemas
sociais difíceis e complexos”, escreveram os responsáveis da empresa na
publicação.
E continuam: “Os criadores do filme não incluíram a
perspetiva das pessoas que trabalham atualmente nestas companhias ou de
quaisquer especialistas que tenham uma visão diferente daquela que foi
escolhida pela produção”. Além disso, a plataforma critica o facto de o
documentário não mencionar “os esforços já tomados pelas empresas para resolver
os diversos problemas apontados”.
A partir daí o Facebook divide a publicação em 7 áreas com
temas diferentes tratados pelo filme e que a companhia acredita terem sido mal
abordados pelos realizadores, nomeadamente as práticas utilizadas pela
plataforma para viciar os utilizadores nos seus produtos, a gestão da privacidade
dos dados, o uso da rede social na polarização política, os efeitos da
plataforma nas eleições ou a questão da desinformação.
Pode ler na íntegra a resposta da empresa aqui.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.