ghost image socials
A opinião de Pedro Machado
A região dos grandes eventos e dos sonhos cinematográficos
16 de outubro de 2018
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
A região dos grandes eventos e dos sonhos cinematográficos
Pedro Machado
Presidente da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal

De 24 a 26 outubro irá decorrer a primeira edição do ART&TUR – International Tourism Film Festival, no Centro de Portugal, mais concretamente, em Leiria. Este festival, que tradicionalmente, acontece no Norte do País, transfere-se este ano para o Centro de Portugal, resultado de um esforço de captação de grandes eventos por parte da Turismo Centro de Portugal, bem como, de promoção dos seus principais ativos turísticos através da produção cinematográfica.

Fá-lo com o ART&TUR, como o faz, com o apoio e incentivo à concretização e criação do Centro Portugal Film Commission, do apoio à realização do Cineeco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela - um evento de importância mundial, que reúne 36 Festivais de Ambiente de todo o mundo, que se realiza em Seia, de 13 a 20 outubro -, ou do BEA World – The International Festival of Events and Live Communication - um festival que premeia os melhores eventos com um programa educacional rico e uma Gala de entrega de prémios aos melhores projetos do mundo dos eventos, que decorre em Coimbra, de 21 a 24 novembro. Estreia, também, a 18 de outubro, o Filme “Pedro & Inês”, uma produção nacional, com o apoio da Turismo Centro Portugal, inteiramente rodado em quatro concelhos do distrito de Coimbra – Coimbra, Cantanhede, Montemor-o-Velho e Lousã.

Mas voltando ao ART&TUR, destaque para a primeira edição do ART & FACTORY: uma competição mundial com várias equipas de produção audiovisual que, em condições logísticas adequadas, promovem filmes em territórios de baixa densidade, permitindo-lhes demonstrar o seu potencial de atratividade, para viver e visitar. Este concurso visa apoiar o desenvolvimento de áreas de baixa densidade; sensibilizar o público para a importância do património da região; apoiar a produção de novos conteúdos audiovisuais; criar dinâmicas de rede, envolvendo cineastas de todo o mundo.

Numa relação simbiótica com as Associações de Aldeias do Xisto e Aldeias Históricas, com os temas “Património”, “Experiências”, “Cultura Viva”, “Sabores” e “Caminhos e Rotas”, de 21 a 24 outubro, todas as equipas irão produzir um filme com 2 ou 3 minutos, a ser exibido no dia 25 de outubro, no ART&TUR, em Leiria. E é com alegria e incontido orgulho que recebemos no Centro de Portugal equipas do Japão, da Índia, da Holanda, da Romênia, da África do Sul, da Irlanda, do Brasil, do Paquistão, dos Estados Unidos e de Portugal.

No dia 26 de outubro, serão muitos mais e de diferentes nacionalidades, os que estarão na cerimónia de entrega dos prémios, no Teatro Miguel Franco, em Leiria. Deixamos o convite, para que se juntem a nós, e de 24-26 outubro conheçam o que melhor se faz, mundialmente, na produção de filmes de turismo. Todo o programa disponível aqui.

Artigos Relacionados

Da CBRE em Portugal e Espanha
13 de novembro de 2018
Pessoas & Lugares
A opinião de Hugo Oliveira
9 de novembro de 2018
Opinião
Sem preconceitos, sem pós-produção
9 de novembro de 2018
Pessoas & Lugares

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.