A "metamorfose" do consumidor na era Covid-19

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A "metamorfose" do consumidor na era Covid-19
24 de Junho de 2020
A "metamorfose" do consumidor na era Covid-19
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A "metamorfose" do consumidor na era Covid-19
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
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Nota da direção editorial: Ultrapassámos os nossos records de audiência em Televisão e Online nos últimos meses. Obrigado por ter estado connosco!

Agora, que começamos um novo ciclo, queremos continuar consigo e a tê-lo sempre ao nosso lado. Mais do que nunca é preciso estarmos juntos!


Muitas foram as mudanças no comportamento do consumidor provocadas pela pandemia nos últimos meses. Mas em que é se materializa especificamente esta transformação?


A agência MRM lançou uma série de perguntas a mais de 2 mil trabalhadores em todo o mundo para perceber qual o alcance das mudanças que acabaram por se verificar com a crise da Covid-19. Estas são as principais conclusões do estudo:


1 – Vários estudos demonstram que a expressão fácil tem entre 65% e 93% mais influência na comunicação do que a palavra falada. As pessoas confiam muito mais nos olhos do que boca para ler os rostos dos outros. Ainda assim, e com as bocas e os narizes tapados pelas máscaras, os olhos são agora a única chave para decifrar o rosto de quem está à nossa frente. Neste sentido, e tal como refere a análise, aqueles que são amantes de óculos de sol (acessório muito utilizado pelos influenciadores) terão sérias dificuldades em fazer-se entender nos tempos que correm.


2 – As pessoas estão a redescobrir o seu meio ambiente, os vizinhos que sempre viveram nas proximidades e passatempos como a jardinagem e a culinária. O estudo afirma que é, por exemplo, surpreendente a quantidade de pessoas que agora demonstra um carinho especial pelos pássaros (que agora parecem fazer-se ouvir mais do que nunca).


3 – A “Back-to-Beauty-Basics” é uma tendência crescente entre os consumidores. De acordo com este estudo, 29% dos consumidores deseja ser uma pessoa com uma imagem apresentável e 15% mostra uma grande disciplina nas suas rotinas de beleza para tentar recuperar o seu antigo "visual" (ao qual alguns quilos extras foram adicionados nos últimos meses). 48% pretende neste momento regressar às suas antigas rotinas de beleza.


4 – Às velhas rotinas acrescentam-se agora novas. Se bem que 56% das pessoas continua a preferir a música como a sua principal forma de entretenimento de natureza auditiva, 25% afirma agora optar pelos podcasts. 28% revela contentar-se em ouvir os sons da cidade e 24% dedica à família o tempo que outrora investia na música.


5 – Nesta fase de desconfinamento, e com cada vez menos restrições, a percentagem de pessoas motivadas aumentou de 20% para 25%. Trata-se de uma melhoria substancial em comparação com o início da quarentena, quando este indicador caiu dos 40% para os 20%. As pessoas têm, por outro lado, a plena convicção de que alguns comportamentos, como almoçar ou jantar num restaurante, beijar outra pessoa, o “carpooling” ou subir um edifício num elevador, jamais voltarão a ser os mesmos.

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