Newsletter
Pesquisa
Está oficialmente inaugurada a primeira exposição subaquática do país. O projeto EDP Art Reef juntou a marca e Alexandre Farto, mais conhecido no meio artístico como Vhils. O objetivo é o de sensibilizar todas as pessoas para o tema da defesa e preservação dos oceanos ao mesmo tempo que destaca o caminho de descarbonização que a EDP tem percorrido nos últimos anos.
São 13 peças feitas a partir de materiais retirados das antigas centrais a carvão da EDP que ganham uma nova vida, literalmente, pois esta exposição irá criar um ecossistema subaquático. Localizada a cerca de uma milha da costa de Albufeira, a 12 metros de profundidade, a exposição subaquática de Vhils pode ser visitada por mergulhadores com certificação adequada. Um dos objetivos é também tornar o Algarve “um destino de mergulho cultural único. Uma oportunidade para refletir sobre o planeta e o que podemos fazer para o melhorar. Escolher a Terra passa também muito pelo mar” – afirma a EDP.
Tanto a marca como Vhils trabalharam com várias entidades locais para encontrar a melhor localização para receber a exposição submersa. Com o objetivo de reforçar a sustentabilidade do projeto, a empresa algarvia Plant a Coral ficou responsável pelos corais que irão habitar as obras de Alexandre Farto.
“O EDP Art Reef é um projeto em que estamos envolvidos desde 2021, desde que fechámos a nossa central termoelétrica em Sines, e que hoje representa o culminar do projeto. Esta exposição subaquática representa o que é o desafio das alterações climáticas, dá nova vida a peças que foram fundamentais na produção de eletricidade e […] trabalhámos com institutos científicos, fizemos toda uma limpeza e descontaminação do metal para que se integrasse na Natureza porque estas peças vão servir de habitat a novos ecossistemas” – explica Catarina Barradas, diretora global de marca da EDP, em entrevista ao Imagens de Marca.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.