A moda está a pronta para a reinvenção

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Luxo torna-se mais relacional
A moda está a pronta para a reinvenção
26 de Janeiro de 2021
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A moda está a pronta para a reinvenção
Ana Gaboleiro
Jornalista
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A moda continua a lutar contra as consequências que a pandemia teve nas vendas, sobretudo na Europa. Mas ao que parece os poderes "antivirais" da moda parecem estar a mostrar que este ainda é um setor que está cá para vingar.


Na semana da moda masculina que fechou no domingo, os designers abandonaram as roupas pandémicas num grande estrondo de criatividade. 

 

As marcas, sobretudo as de luxo, fizeram a transição dos seus desfiles na semana de moda de Paris, que terminou este domingo, para o digital. Segundo a análise do Business of Fashion, os designers não ficaram presos ao pensamento pandémico, da roupa pandémica. Pelo contrário, visaram o status quo e explodiram. A maioria das marcas abandonou a mentalidade de "vestir para estar em casa": sem pijamas, robes ou agasalhos exagerados. Em vez disso, assistiu-se a uma oferta ousada, sem remorsos e criativa. 

 

“Dizer que estaremos todos no sofá daqui a seis meses seria uma derrota enorme - e honestamente, uma ideia muito má e preguiçosa”, referiu o designer Jonathan Anderson ao Business of Fashion, refletindo sobre a mensagem da moda como diversão.

 

Os consumidores estão ansiosos por novas formas de pensar e viver - não apenas de se vestir e muito por culpa da cultura digital que trouxe a tendência de impulsionar tudo do underground ao mainstream num nanossegundo. 

  

Desfiles digitais para todos



A moda, sobretudo as marcas de luxo, conseguiram fazer um caminho de relação mais emocional com a comunidade ao apostarem em desfiles digitais trazendo os consumidores para dentro das apostas das grandes casas para a próxima estação. Foi o caso, por exemplo da Hermès que deu a conhecer uma coleção que "estimula a renovar o movimento do mundo". A casa francesa quis mostrar roupas que "saem da moldura, oferecendo uma paleta de jogos de linhas e cores", aquilo que diz ser "uma fonte de energia". 

 

A marca de luxo acredita que é tempo de ir ao encontro do conforto, flexibilidade e relaxamento. 

 

Luxo quer conectar-se com os consumidores

 

O luxo mostra estar também preocupado com a saúde e bem-estar mental da comunidade. A pandemia trouxe o aumento do número de depressões, stress, ansiedade e solidão. 

 

A maison Valentino uniu-se por isso à "We´re not really Strangers" numa parceria que coloca a casa italiana mais próxima dos seus consumidores através de um popular jogo de cartas baseado na introspeção e nas conexões humanas. 

 

25 cartões vermelhos e brancos que compõem o baralho são embelezados com o icónico logotipo "V" da marca e contêm uma série de perguntas concebidas para desenvolver um diálogo profundo entre os jogadores, sejam eles amigos, familiares ou pessoas que se conheceram recentemente.

 

"We´re are not really Strangers é mais do que apenas um jogo. É um movimento que fortalece as conexões entre as pessoas", explica a fundadora Koreen Odiney à Forbes.  

 

O conjunto de cartas WNRS x Valentino está disponível em uma edição limitada a partir de meados de janeiro de 2021 em boutiques Valentino selecionadas em todo o mundo.


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