A Inteligência Artificial: fator de aumentação do Ser Humano para o Bem

Pesquisa

A opinião de Carlos Manuel de Oliveira
A Inteligência Artificial: fator de aumentação do Ser Humano para o Bem
14 de Novembro de 2024
A Inteligência Artificial: fator de aumentação do Ser Humano para o Bem
A Inteligência Artificial: fator de aumentação do Ser Humano para o Bem
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
A Inteligência Artificial: fator de aumentação do Ser Humano para o Bem
Carlos Manuel de Oliveira
Humantech Marketing Researcher
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Desde há cerca de dois anos que não há debate, conferência, artigo ou seminário, qualquer que seja o sector de atividade, em que a Inteligência Artificial (IA) não constitua o foco central da temática de discussão.

 

Mas isto será uma nova moda da tecnologia (um hype na terminologia anglo-saxónica) ou algo que terá de ser tomado muito a sério?

 

Sem qualquer discussão possível, certa é a segunda hipótese, mas porquê?

 

A IA não é mais ficção científica, mas um facto científico, senão vejamos:

 

- Chatbots e assistentes virtuais atendem automaticamente os nossos telefonemas, respondem às nossas questões e executam algumas tarefas;

 

- Modelos de linguagem natural, como o ChatGPT/OpenAI e o Gemini/Google, de entre tantos outros, quando por nós questionados por texto ou voz, dão-nos respostas lógicas, criam textos, imagens, vídeos inovadores, facilitando o nosso trabalho;

 

- Algoritmos de Machine Learning e Deep Learning, detetam padrões comportamentais, efectuam previsões, simulam decisões e estão presentes em todas as redes sociais, interpretando os gostos dos utilizadores, fornecendo informação coerente com as suas preferências;

 

- A IA apoia a investigação e a descoberta de novos medicamentos e vacinas e tem um papel relevante na interpretação da imagiologia médica;

 

- Aplicativos de rotas, dão-nos indicações sobre os melhores percursos a seguir, em tempo real, atendendo às condições de tráfego do momento;

 

- Brain-computer interfaces, começam a ser aplicados e a suprir algumas carências humanas inatas ou como consequência de acidentes;

 

- Os nossos telemóveis inteligentes fazem a leitura da nossa íris, reconhecendo-nos.

 

Estes constituem somente alguns exemplos, de entre muitos outros, em que a IA já assume um papel relevante.

 

A IA tem vindo a penetrar em diversas áreas de atividade, na área financeira, prevendo e diminuindo o risco de fraude e a evolução dos mercados; na indústria, a emergente 4ª Revolução Industrial, cria fábricas inteligentes e dá os primeiros passos no desenvolvimento de veículos autónomos; na medicina, possibilita intervenções cirúrgicas robóticas assistidas e permite o desenvolvimento de medicamentos ajustados ao ADN de cada pessoa; no ensino e na investigação, vai permitir a elaboração de programas de estudo personalizados e individualizados. 

 

Facilmente se conclui, então, que tudo isto estará ao serviço do Ser Humano, desde que ele constitua o foco central de desenvolvimento empoderando-o, aumentando as suas capacidades de interpretação e atuação, na medida em que se estabeleçam novas formas de trabalho colaborativas – Homem-Máquina – que apoiem a criação de novas sociedades e que sejam preservadas as questões de privacidade, igualdade, inclusão, respeito pela propriedade intelectual.

 

Em tudo na vida, há os otimistas e os profetas da desgraça. Cremos que à semelhança das anteriores revoluções industriais, certo que será criado desemprego, mas também muitas novas funções e oportunidades de realização pessoal, profissional e empresarial, desde que os governos, as empresas e as pessoas, encarem esta nova revolução disruptiva, como um investimento num novo desafio ao progresso da economia e da sociedade.

           

Nós somos otimistas. Nós acreditamos na Inteligência Artificial para o Bem.

Brand & Craft
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

A Inteligência Artificial: fator de aumentação do Ser Humano para o Bem

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

A Inteligência Artificial: fator de aumentação do Ser Humano para o Bem

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile