“A indústria da moda tornou-se descartável”

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Entrevista à designer do ano
“A indústria da moda tornou-se descartável”
8 de Junho de 2018
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“A indústria da moda tornou-se descartável”
Ana Gaboleiro
Jornalista
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Mudou a Moda de Praia Brasileira mas começou a carreira com experiência em arquitetura e não em estilista.

É em 1979 que Lenny Niemeyer se aventura na área e em 1991 lança a própria marca com a abertura da primeira loja em Ipanema. Hoje tem 19 lojas próprias e a marca está disponível em mais de 200 multimarcas no Brasil.

Ao Imagens de Marca, Lenny afirma que “foi um desafio muito grande, por me ter mudado para o Rio de Janeiro e entrar num negócio dominado pelos cariocas. A oportunidade foi exatamente pegar num mercado para os paulistas, que como eu, sentiam falta de um beachwear mais comportado e com opções para o pós-praia”.

O espírito aventureiro e empreendedor corre-lhe nas veias, tendo sido capaz de quebrar estereótipos e se tornar numa verdadeira “fashion legend”.

“No início foi apenas um desafio que acabou por se tornar um grande negócio. Senti que o mercado brasileiro de moda de praia procurava também uma moda diferenciada e mais abrangente, a ideia era exatamente criar uma moda em que a mulher pudesse estar vestida para qualquer hora do dia, com camisa, vestidos e acessórios”, explica-nos.

Além fronteiras, as coleções de Lenny já são vendidas em pontos exclusivos na Europa, América do Sul e do Norte, África, Ásia, Austrália e Médio Oriente. Desde a sua estreia há mais de 20 anos no Fashion Rio e na São Paulo Fashion Week, Lenny diz desenhar para uma mulher independente, feminina e chic.

“O mercado mudou muito, o Brasil foi uma inspiração para muitas marcas internacionais porque o nosso clima tropical faz com que amemos a moda de praia todo o ano. Acho que hoje existem novas marcas em todo o mundo, uma nova geração de estilistas com novas propostas e bastante criativas. Com certeza há ainda muito espaço para novos talentos. Eu sigo fiel na minha identidade, mas à procura de acompanhar as novas tecnologias e tendências comportamentais”, refere Lenny.

Considerada a designer percursora do conceito de “beach couture”, recentemente a estilista homenageou o artesanato brasileiro aplicado em fatos de banho, túnicas e vestidos.

“O Brasil é bastante inspirador e o artesanato local super diversificado. Adoro usar referências do nosso país na moda, com certeza os consumidores adoram, tanto aqui como lá fora, e é uma oportunidade de se valorizar e ajudar a mão de obra do nosso vasto país”, acrescenta.

Lenny foi premiada inúmeras vezes, já desenhou os uniformes do Comité Olímpico Brasileiro e agora recebe a distinção de “Designer of The Year 2018”, consagração internacional da organização do maior evento de beachwear do mundo, Unique by Mode City.

“Foi uma honra receber este prémio. É importante sentir-me valorizada num mundo em que a indústria da moda se torna tão descartável. O futuro da indústria é realmente valorizar o trabalho autoral de cada estilista”, explica.

Quando lhe perguntamos como olhar para o futuro, Lenny diz que “o que mais mudou foi a tecnologia que permite por em prática ideias que não eram possíveis há 30 anos, como drapeados, costuras, cortes a laser, estampagem digital. Hoje esta tecnologia joga a favor da criatividade, e sem limites”.

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