Newsletter
Pesquisa
Recrutar colaboradores qualificados, talentosos e motivados é uma tarefa cada vez mais difícil nas organizações.
Vários fatores contribuem para esta realidade, desde logo a situação do emprego mormente entre pessoas qualificadas, isto é existe mais oferta de emprego do que procura. e as pessoas, legitimamente, procuram os empregos mais atrativos.
Por outro lado, as novas gerações têm uma relação, uma atitude e um relacionamento muito diferente face ao trabalho e à economia, do que as gerações anteriores. Longe vão os tempos dos yuppies e dos workaholics. Hoje procura-se uma empresa com um propósito e uma partilha relevante para a sociedade e/ ou para o planeta, conforme demonstra um estudo da Mercer.
Esta inversão do equilíbrio entre a oferta e a procura e as alterações preferenciais e comportamentais face ao trabalho disrompem as metodologias de recrutamento e a gestão de marca junto dos stakeholders que são os colaboradores e os candidatos a colaboradores ganha uma importância crucial, ficando, em minha opinião, a par com a relevância que tem os consumidores.
Se depurarmos ao máximo os fatores críticos de sucesso para a maioria das organizações, chegamos à conclusão que o fator diferenciador mais difícil de imitar e, por consequência sustentável, segundo C.K. Prahalad, são os colaboradores e a forma como estes interagem entre si.
Assim sendo, se não recrutarmos as pessoas que fazem a diferença e que realmente precisamos, a prazo, não temos empresa. Se as dificuldades de recrutamento estão ao nível já referido, então é necessário ter uma atratividade maior que os concorrentes na hora de recrutar. Essa atratividade consubstanciasse na marca empresa.
Estamos assim perante uma marca que tem um novo consumidor, o colaborador ou o potencial colaborador, que tem necessidades e expectativas diferentes face à marca. Realidade que implica uma gestão colaborativa da mesma entre o Marketing, os Recursos Humanos, as Relações-Públicas e a Gestão de Topo.
Esta realidade tem originado nova ferramentas, das quais destaco a oferta do LinkedIn.
Para ilustrar a relevância crucial da Employer Branding, apresenta-se abaixo um esquema do referido relatório da Mercer, onde é possível verificar os fatores e benefícios levados em conta pelo target para avaliar uma marca.
A marca, ativo crucial para qualquer estratégia de negócio, vê assim ampliada a sua relevância ao mercado de trabalho.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.