A importância crucial do Employer Branding

Pesquisa

A opinião de António Jorge
A importância crucial do Employer Branding
8 de Setembro de 2025
A importância crucial do Employer Branding
A importância crucial do Employer Branding
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
A importância crucial do Employer Branding
António Jorge
Consultor, Executivo e Docente Universitário
Em destaque
Artigo - Lateral textoArtigo - Lateral texto

Continuar a ler depois da Publicidade

Pub
Artigo - Horizontal topo textoArtigo - Horizontal topo texto

Recrutar colaboradores qualificados, talentosos e motivados é uma tarefa cada vez mais difícil nas organizações.


Vários fatores contribuem para esta realidade, desde logo a situação do emprego mormente entre pessoas qualificadas, isto é existe mais oferta de emprego do que procura. e as pessoas, legitimamente, procuram os empregos mais atrativos.


Por outro lado, as novas gerações têm uma relação, uma atitude e um relacionamento muito diferente face ao trabalho e à economia, do que as gerações anteriores. Longe vão os tempos dos yuppies e dos workaholics. Hoje procura-se uma empresa com um propósito e uma partilha relevante para a sociedade e/ ou para o planeta, conforme demonstra um estudo da Mercer.


Esta inversão do equilíbrio entre a oferta e a procura e as alterações preferenciais e comportamentais face ao trabalho disrompem as metodologias de recrutamento e a gestão de marca junto dos stakeholders que são os colaboradores e os candidatos a colaboradores ganha uma importância crucial, ficando, em minha opinião, a par com a relevância que tem os consumidores.


Se depurarmos ao máximo os fatores críticos de sucesso para a maioria das organizações, chegamos à conclusão que o fator diferenciador mais difícil de imitar e, por consequência sustentável, segundo C.K. Prahalad, são os colaboradores e a forma como estes interagem entre si.


Assim sendo, se não recrutarmos as pessoas que fazem a diferença e que realmente precisamos, a prazo, não temos empresa. Se as dificuldades de recrutamento estão ao nível já referido, então é necessário ter uma atratividade maior que os concorrentes na hora de recrutar. Essa atratividade consubstanciasse na marca empresa.


Estamos assim perante uma marca que tem um novo consumidor, o colaborador ou o potencial colaborador, que tem necessidades e expectativas diferentes face à marca.  Realidade que implica uma gestão colaborativa da mesma entre o Marketing, os Recursos Humanos, as Relações-Públicas e a Gestão de Topo.


Esta realidade tem originado nova ferramentas, das quais destaco a oferta do LinkedIn.


Para ilustrar a relevância crucial da Employer Branding, apresenta-se abaixo um esquema do referido relatório da Mercer, onde é possível verificar os fatores e benefícios levados em conta pelo target para avaliar uma marca.


A importância crucial do Employer Branding


A marca, ativo crucial para qualquer estratégia de negócio, vê assim ampliada a sua relevância ao mercado de trabalho.

Em destaque
Artigo - Horizontal Final do artigoArtigo - Horizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

A importância crucial do Employer Branding

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

A importância crucial do Employer Branding

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile