Newsletter
Pesquisa
A 8 de agosto celebra-se o Dia Mundial do Gato, um dos animais de estimação preferidos dos portugueses, a par dos caninos. E, em tom de celebração desse dia especial, a Nielsen realizou um estudo que teve como base o universo animal e que permitiu concluir que os portugueses estão a aplicar cada vez mais aos seus animais os ideais de alimentação saudável e natural e o seu fascínio pelos acessórios.
Na verdade, no último ano verificou-se um aumento de 7% em valor ao nível dos acessórios para animais, estando tal crescimento relacionado com a “premiação” dos animais resultante da humanização da categoria em estudo e do alto nível de inovação e potencial do universo animal.
Agora ao nível da sua alimentação, verificou-se um aumento médio dos preços, bem como uma forte inovação e um maior nível de customização dos produtos alimentares derivado da crescente noção das diferentes necessidades dos animais, sendo aqui também evidente uma maior “humanização” da categoria.
Como aponta Ramiro Vaz, Client Consultant Manager da Nielsen, “também no que se refere à alimentação dos animais, tem-se verificado uma maior preocupação em oferecer-lhes uma alimentação saudável. Desta forma os consumidores procuram produtos com nutrientes mais naturais, nomeadamente receitas menos complexas, mais orgânicas, sem OGM’s ou sem glúten, por exemplo. Os donos pretendem que a alimentação dos seus animais seja de alguma forma semelhante à sua, e procuram produtos que permitam controlar o peso dos seus animais. Verifica-se por exemplo, a procura de produtos vegan ou sopas gourmet para gatos”.
O “mix feeding”, tratando-se de uma combinação dos vários tipos de alimento, também aparece em grande destaque enquanto dinamizador desta categoria, vindo dar resposta às diferentes necessidades apresentadas pelos animais domésticos. Através da comida seca enquanto base alimentar do animal, bem como da comida húmida enquanto complemento rico em minerais e dos snacks que os animais tanto gostam, o “‘mix feeding’ resulta em benefícios cientificamente comprovados, sendo rico em nutrientes e ajudando a reduzir a incidência da obesidade e de outros problemas de saúde”, afirma Ramiro Vaz.
Em Portugal, é cada vez maior o número de agregados familiares que optam por ter animais domésticos e apesar de o cão ser o animal mais popular no nosso país, é a alimentação para gatos que apresenta um maior dinamismo, tendo crescido 7,5% no último ano móvel, valor superior ao crescimento da categoria da alimentação canina (2,1%).
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.