
Newsletter
Pesquisa

As mudanças no comportamento dos consumidores e profissionais estão a acontecer de forma silenciosa, mas com impacto profundo. Pela primeira vez na história, há mais membros da Geração Z no mercado de trabalho do que baby boomers, e isso está a transformar a forma como as empresas devem comunicar e vender.
Segundo dados partilhados por Irina Novoselsky, CEO da Hootsuite e especialista em tendências digitais, 71% de todos os compradores são hoje Millennials ou Gen Z. Esta realidade exige uma adaptação urgente das marcas, porque estas gerações têm uma jornada de compra completamente diferente das anteriores.
Enquanto as gerações anteriores recorriam ao Google para pesquisar e tomar decisões, 70% da Geração Z começa a sua pesquisa nas redes sociais. Plataformas como YouTube, Reddit, X (antigo Twitter), LinkedIn e TikTok são os espaços onde constroem confiança, procuram opiniões e estabelecem relações com as marcas.
Ignorar esta mudança significa perder oportunidades. “Quando as empresas não estão a ouvir o que se diz nas redes sociais, estão a deixar negócios e relações para trás e os concorrentes estão lá”, alerta Irina.
Para as marcas, a questão não é se devem estar nas redes sociais, mas como e onde devem marcar presença. Cada plataforma tem a sua linguagem e dinâmica, mas a regra é clara: se vende para pessoas, tem de estar nas redes sociais. Com mais de 5 mil milhões de utilizadores a passar cerca de 4 horas por dia nestes canais, é impossível ignorar este espaço.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.