A Era da Personalização

Pesquisa

A opinião de Sandra Lopes
A Era da Personalização
1 de Agosto de 2023
A Era da Personalização
A Era da Personalização
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
A Era da Personalização
Sandra Lopes
Diretora de Serviço a Clientes da Initiative
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Até há cerca de uma década atrás era relativamente simples conseguir planear uma campanha de comunicação de grande impacto.


Com o budget ideal, como ponto de partida, bastava garantir presença nos meios certos, de maior impacto para atingir o nosso target e garantir bons resultados com a nossa campanha.


E idealmente conseguir ainda adicionar elementos chave como o arranque da campanha em prime time nos canais generalistas, idealmente em blocos exclusivos alinhados para a mesma hora, o takeover nas redes de mupis pelo país fora, as bancas de jornais com capas falsas a criar a mancha de campanha ou mesmo os live copies de rádio em drive time em rádio, que chamavam a atenção de qualquer um pelo efeito inesperado no meio da emissão.


Em poucos dias a curva de cobertura da campanha alcançava níveis ótimos e com uma boa criatividade de base facilmente conseguíamos o impacto desejado.


Mas a fragmentação de audiências veio trazer novos desafios e, enquanto que meios emergentes como o Digital começaram a ganhar dimensão, a realidade de consumo dos principais meios mudou.


O controlo de consumo de conteúdos deixa de estar do lado do meios e passa para o lado dos consumidores, que decidem o que querem ver e quando querem ver.


É a era do My Time que veio definitivamente para ficar e trazer desafios acrescidos a quem trabalha na área da comunicação.


Escolhemos a música que queremos ouvir, os conteúdos de vídeo (TV, Séries e filmes), as notícias, tudo a qualquer momento e em qualquer lado.


Mas não basta estarmos junto do target no momento certo, a mensagem também deve ser relevante, e a personalização assume assim cada vez mais um papel fundamental na comunicação.


Um estudo da Mckinsey aborda a importância da personalização na comunicação, e refere que os consumidores esperam uma mensagem dirigida a si no momento de interação. Destaca ainda que as marcas que optam pela personalização na comunicação aumentam em cerca de 10% a 15% as suas vendas.


Esta comunicação adaptada ganha ainda maior relevância quando falamos de e-commerce, em que ao comunicarmos de forma mais relevante com cada consumidor conseguimos tornar a experiência mais positiva e fazer com que o consumidor se sinta especial.


Ferramentas como DCO (Dynamic Creative otimization) assumem cada vez mais importância no momento de tornarmos a nossa mensagem mais relevante.


O uso de AI é também cada vez mais uma estratégia inteligente para responder em tempo real às necessidades do consumidor. Através de variáveis como a localização, dados demográficos, interesses e hobbies, conseguimos ter informação valiosa para que a mensagem seja realmente relevante e no caso de vendas online possam ajudar a melhorar a experiência de compra, incrementar vendas, e fomentar a fidelização.


No fim, trata-se de conhecermos bem o nosso target antes de lhe dirigirmos uma mensagem, porque a estratégia de one size fits all já era, agora é preciso garantir que procuramos a peça ideal para cada um, no tamanho, material e cor certa, embrulhada em papel personalizado!


Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

A Era da Personalização

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

A Era da Personalização

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile