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Ser relevante para o cliente, a par com a diferenciação, é das regras mais elementares do marketing, contudo cada vez mais difícil de conseguir.
A relevância para o cliente é sinónimo de importância, isto é, a partir do momento que somos relevantes para o cliente, este passa a estar disponível dar atenção à nossa mensagem, avaliá-la e, se confirmar que a nossa proposta se ajusta às suas necessidades e, paralelamente desenvolveu confiança em nós e validou credibilidade; então pode considerar, estabelecer uma relação connosco e comprar a nossa oferta.
O difícil hoje, mais que no passado, é conseguir que ele preste atenção ao que temos para dizer.
É mais difícil que no passado por duas razões: todos os negócios estão sujeitos a uma maior pressão concorrencial e por outro lado a multiplicação dos canais de comunicação e o consequente aumento do numero de estímulos “intoxica” os clientes.
Atentemos no exponencial aumento de estímulos e deixemos a concorrência para uma posterior análise.
De facto, a multiplicação exponencial dos canais e das oportunidades de comunicação, é simultaneamente uma oportunidade para interagir mais com o cliente, mas também uma dificuldade porquanto, não há ser humano que suporte acolher todas as mensagens que lhe são dirigidas.
Basta pensar apenas no marketing direto e no numero de emails e mensagens personalizadas que diariamente recebemos e apagamos, sem prestar a mínima atenção ao seu conteúdo, para entendermos a dificuldade acrescida de ser relevante, pois nem sequer temos a oportunidade de comunicar o que quer que seja.
Somos “afastados” do cliente apenas por uma questão de natureza humana (impossibilidade de ler tudo que nos é dirigido), ainda que a nossa mensagem seja relevante e a nossa oferta diferenciada.
Neste mundo de “intoxicação” de informação e comunicação, o click que permite ter a atenção do cliente é chave para o sucesso, e por isso um desafio para agências e marketeers.
Votos de uma boa rentrée.
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