ghost image socials
A opinião de António Jorge
A Dificuldade em Ser Relevante
5 de setembro de 2019
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
A Dificuldade em Ser Relevante
António Jorge
Consultor, Executivo e Docente Universitário

Ser relevante para o cliente, a par com a diferenciação, é das regras mais elementares do marketing, contudo cada vez mais difícil de conseguir.

A relevância para o cliente é sinónimo de importância, isto é, a partir do momento que somos relevantes para o cliente, este passa a estar disponível dar atenção à nossa mensagem, avaliá-la e, se confirmar que a nossa proposta se ajusta às suas necessidades e, paralelamente desenvolveu confiança em nós e validou credibilidade; então pode considerar, estabelecer uma relação connosco e comprar a nossa oferta.

O difícil hoje, mais que no passado, é conseguir que ele preste atenção ao que temos para dizer.

É mais difícil que no passado por duas razões: todos os negócios estão sujeitos a uma maior pressão concorrencial e por outro lado a multiplicação dos canais de comunicação e o consequente aumento do numero de estímulos “intoxica” os clientes.

Atentemos no exponencial aumento de estímulos e deixemos a concorrência para uma posterior análise.

De facto, a multiplicação exponencial dos canais e das oportunidades de comunicação, é simultaneamente uma oportunidade para interagir mais com o cliente, mas também uma dificuldade porquanto, não há ser humano que suporte acolher todas as mensagens que lhe são dirigidas.

Basta pensar apenas no marketing direto e no numero de emails e mensagens personalizadas que diariamente recebemos e apagamos, sem prestar a mínima atenção ao seu conteúdo, para entendermos a dificuldade acrescida de ser relevante, pois nem sequer temos a oportunidade de comunicar o que quer que seja.

Somos “afastados” do cliente apenas por uma questão de natureza humana (impossibilidade de ler tudo que nos é dirigido), ainda que a nossa mensagem seja relevante e a nossa oferta diferenciada.

Neste mundo de “intoxicação” de informação e comunicação, o click que permite ter a atenção do cliente é chave para o sucesso, e por isso um desafio para agências e marketeers.

Votos de uma boa rentrée.

Artigos Relacionados

A opinião de Joana Carravilla
20 de setembro de 2019
Opinião
Feira termal, de saúde e de bem-estar
20 de setembro de 2019
Pessoas & Lugares

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.