Newsletter
Pesquisa
Esta semana no Imagens de Marca viajamos até Amesterdão para conhecer as soluções que a Konica Minolta está a desenvolver para responder aos novos desafios do mundo do trabalho. A marca, que inicialmente tinha como foco de negócio as máquinas fotográficas, acompanhou a transformação digital, centrando a sua atividade em torno da área de printing e gestão documental. Hoje está apostada em contribuir para que os clientes também consigam dar o salto, afirmando-se cada vez mais como uma empresa de tecnologia de informação.
“A digitalização teve um grande impacto sobre nós. Aquilo que era o nosso negócio de câmara e de filme deixou de ser rentável. O que nós aprendemos com essa onda foi que poderíamos ficar fora do negócio se não nos adaptássemos ao que aconteceu, e ao que o mercado exigia, e, portanto, o que nós enquanto Konica Minolta fizemos foi adaptarmo-nos àquilo que são as tendências de utilização dos clientes. Transformámo-nos num especialista em ajudar outros a transformarem-se para que não lhes aconteça aquilo que aconteceu a um dos nossos negócios principais”, explica Vasco Falcão, Presidente-Executivo da marca em Portugal e Espanha.
Na capital holandesa fomos à descoberta dos escritórios do futuro. Fomos recebidos pela “Alice”, uma rececionista virtual, que permite uma gestão de informação, de tempo e de visitantes mais eficientes, acompanhada por uma forte componente de segurança. Apesar de não haver presença física humana, os visitantes são reencaminhados para a área pretendida ou colocados em contacto com um determinado responsável da empresa.
Logo depois experimentámos os Smart Glasses da Konica Minolta.
São óculos inteligentes que oferecem orientação visual remota para realizar tarefas complexas. Esta ferramenta, destinada a aumentar os níveis de produtividade, projeta texto ou imagens através das lentes para um espaço em frente ao campo da visão.
O sistema de segurança da Monotix foi outra das soluções apresentadas. Esta tecnologia aproveita o know-how da empresa enquanto fabricante de máquinas fotográficas, e aplica-o em câmaras de vigilância que funcionam em diferentes ambientes, como a gestão de edifícios e escritórios, aumentando, assim, a segurança local.
No Experience Hub da marca em Amesterdão conhecemos também o “Smart Room Booking”, uma tecnologia que otimiza as marcações de salas de reuniões (através dos seus sensores de movimento e temperatura verifica se as salas estão realmente ocupadas, e consegue detetar se as reuniões terminam mais cedo).
Realizámos ainda uma experiência de realidade aumentada através do Workplace Hub. Trata-se de uma solução que combina toda a tecnologia de uma organização numa plataforma central única que assegura o futuro da gestão de TI. Este sistema pretende suportar empresa de pequenas, médias e grandes dimensões no seu processo de transformação digital.
Afirmando-se há mais de 150 anos pioneira em tecnologias de imagem, a marca aposta agora forte em inovação para deixar uma “boa impressão” na era digital.
“Aquilo que nós fazemos muito é ajudar as empresas a fazer esta transição de forma suave, sem esquecer que continua a haver um mundo físico. Quando estamos a transformar processos nós não podemos transformar tudo numa lógica que vai ser tudo digital, porque se calhar estou a esquecer-me de uma parte dos colaboradores que há na empresa que não vão entender essa mudança, além que depois estamos a esquecer uma parte significativa dos clientes, que vão utilizar o digital. Quando pensamos num simples processo, como fazer um relatório de despesa ou registar uma fatura, eu tenho de pensar nestes dois mundos e tenho que os tentar manter em co-existência, porque esse é o mundo ondo nós vivemos, que é um mundo em que transitamos muito rapidamente do físico para o digital, e do digital para o físico. Portanto, é isso que tentamos fazer com os clientes e connosco próprios”, afirma Vasco Falcão.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.