
Newsletter
Pesquisa

A campanha, direcionada sobretudo para canais digitais, procura dar resposta a uma realidade transversal: o estigma, a culpabilização e o silêncio da vítima continuam a ser barreiras significativas na luta contra o assédio em espaços públicos.
No âmbito da Semana Internacional da luta para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a L’Oréal Paris reforça o seu compromisso com o empoderamento feminino através do relançamento da campanha “A Culpa Nunca É Tua”, integrada no programa global Stand Up Against Street Harassment, criado em parceria com a ONG Right To Be.
Segundo um inquérito internacional realizado em 2023 pela Ipsos para a L’Oréal Paris, 75% das mulheres já foram vítimas de assédio sexual num espaço público pelo menos uma vez. Além disso, 47% das mulheres relatam ter recebido comentários ou piadas sexualmente sugestivas ou intrusivas sobre aparência, vestuário ou anatomia, e 60% afirmam ter adaptado a sua forma de vestir ou comportamento para evitar situações de assédio.
“Apesar de se tratar de uma realidade global, continuam a persistir mitos e perceções erradas que alimentam a culpabilização da vítima. Mas é fundamental recordar: que a responsabilidade nunca é delas”, sublinha um comunicado da marca, enviado às redações.
O programa Stand Up, lançado em 2020, já formou mais de 4 milhões de pessoas em 46 países. Em Portugal, a L’Oréal Paris pretende ampliar o alcance das formações online, utilizando a metodologia 5D’s da Right To Be — Distrair, Delegar, Documentar, Direcionar e Dialogar — que ensina estratégias seguras para intervir em situações de assédio, apoiar vítimas e reduzir o impacto destas ocorrências.
Filipa Frias, PR & Advocacy Manager da L’Oréal Paris, sublinha: “O assédio em locais públicos é um problema que não pode ser ignorado. Todas as pessoas deveriam ter o direito de caminhar nas ruas com confiança e segurança. Em Portugal, esta campanha tem como principal foco uma presença forte nos canais digitais, porque queremos que a formação de Stand Up online chegue de forma rápida a cada vez mais pessoas”.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.