A credibilidade dos media

Pesquisa

A opinião de Uriel Oliveira
A credibilidade dos media
24 de Maio de 2018
A credibilidade dos media
A credibilidade dos media
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
A credibilidade dos media
Uriel Oliveira
Diretor de Produto da Cision
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

O último estudo da Cision, o “Estado dos Media 2018” revela que a indústria global dos media está preocupada com a confiança do público, e que valoriza mais a informação precisa do que a informação em primeira mão.

Uma revelação que não sendo surpreendente, é totalmente contraditória com a realidade dos media portugueses.

Nos tempos que correm em Portugal, parecem ser os próprios media a fazer tudo para minar a sua credibilidade. Poucos querem saber da confiança do público e quase todos procuram furos de última hora que mesmo não estando totalmente confirmados, permitam alcançar a maior audiência possível num curto espaço de tempo.

Se os media do mundo revelam estar preocupados com o efeito das fake news para a sua credibilidade, muitos media em Portugal são a fonte das próprias fake news, fazem tábua rasa dos princípios deontológicos, não confirmam fontes, não confrontam os intervenientes, não investigam a fundo os assuntos, matam e esfolam por intriga, sangue e lágrimas.

Os truques da imprensa portuguesa” é uma página de Facebook que denuncia muitos destes casos e que envolve diretamente as maiores marcas de media em Portugal – recomendo.

Hoje, a credibilidade dos órgãos de comunicação social é possivelmente o seu maior ativo e fator diferenciador face a outras fontes de informação - num mundo de desinformação em que todos são potencialmente media e onde existe um sentimento de descrédito geral nos media, lançado inclusivamente por alguns dos principais players políticos mundiais, ter órgãos e comunicação social que possam validar a informação de forma isenta e imparcial, é crucial e determinante para a sustentação da democracia.

É este o motivo que leva a que órgãos de comunicação social e jornalistas de todo o mundo, reconheçam a sua preocupação com a credibilidade e consideram as fontes de notícias falsas como os seus principais inimigos.

É por este motivo, que me atrevo a afirmar que um órgão de comunicação social que não seja credível, mais tarde ou mais cedo, estará condenado ao desaparecimento.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

A credibilidade dos media

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

A credibilidade dos media

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile