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Apesar
dos lineares dos supermercados terem cada vez mais produtos sustentáveis, o
consumidor evita muitas vezes comprá-los devido aos seus preços geralmente mais
elevados. Ainda assim, a sensibilidade do consumidor em relação ao preço desses
produtos depende fortemente da idade e do género.
De forma geral, os consumidores mais jovens atribuem mais
valor aos produtos sustentáveis do que os consumidores mais velhos. E eles
também estão, por isso, mais dispostos a pagar preços mais altos por este tipo
de produtos.
De acordo um recente estudo realizado pela consultora
Deloitte na Alemanha, 67% dos inquiridos demostram estar dispostos a pagar
algum tipo de sobretaxa por produtos fabricados de forma sustentável (cuja
produção é, por exemplo, local ou recorre a ingredientes naturais).
Mas as respostas dependem claramente da idade. Enquanto 79%
dos consumidores entre 18 e 25 anos não tem qualquer problema em pagar mais por
produtos amigos do ambiente, essa proporção cai para 57% se falarmos dos
consumidores com mais de 56 anos.
A forma como o consumidor se relaciona com este tema também
muda consoante o género. As mulheres não têm problemas em pagar até 31% a mais
por estes produtos. Já os homens toleram aumentos de preços de apenas 23%.
De acordo ainda com este relatório da Deloitte, o consumidor
está mais disperto para a sustentabilidade em relação aos produtos alimentares
(53%) do que aos restantes produtos fora do universo da alimentação (49%).
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