A chegada da internet dos sentidos

Pesquisa

As expectativas dos consumidores para 2030
A chegada da internet dos sentidos
20 de Janeiro de 2020
A chegada da internet dos sentidos
A chegada da internet dos sentidos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
A chegada da internet dos sentidos

“A tecnologia avançada vai permitir uma internet dos sentidos em 2025 e incluirá a capacidade de comunicar digitalmente os pensamentos em 2030”, assegura um estudo da Ericsson.


De forma a perceber em que direção vão evoluir as últimas revoluções como a internet das coisas e as expectativas dos consumidores, a Ericsson Consumer & IndustryLab realizou um estudo junto de 46 milhões de utilizadores habituais das últimas tecnologias, denominados "early adopters”.

As conclusões do relatório dão destaque a uma nova tendência: a internet dos sentidos, impulsionada pela revolução do 5G. Se até agora a tecnologia interagia sobretudo com os sentidos da visão e audição, a Ericsson Research afirma que “a tecnologia avançada vai permitir uma internet dos sentidos completa em 2025 e irá incluir a capacidade de comunicar digitalmente os pensamentos em 2030”.

De acordo com o relatório, 60% dos consumidores inquiridos espera poder visitar florestas e os campos de forma digital e experimentar todos os seus aromas naturais.


Relativamente ainda ao sentido do olfato, 56% espera poder saborear digitalmente todos os cheiros dos filmes que assistem. Já no que diz respeito ao sentido do paladar, segundo o relatório, cerca de 44% dos inquiridos espera poder saborear as suas memórias em 2030, e 38% espera que os sabores possam ser partilhados com os amigos. Por outro lado, em relação ao sentido do tacto, o estudo mostra que 63% espera que existam telefones inteligentes com ecrãs capazes de transmitir a forma e a textura de ícones digitais e dos botões pressionados. Além disso, 6 em cada 10 pensam que em 2030 vão existir pulseiras que estimulam os nervos para que possam sentir qualquer objeto digital, e também 6 em cada 10 pensam que essas braceletes transmitirão a sensação de peso e movimento para que os objetos digitais que toquem pareçam completamente reais.


A realidade virtual e aumentada também vão formar parte das tendências que vão evoluir nos próximos anos. Em 2030, metade dos inquiridos do estudo acredita que a diferença entre a realidade física e digital terá desaparecido quase por completo.


Nesse sentido, 7 em cada 10 prevê que será difícil distinguir o mundo dos jogos de Realidade Virtual da realidade física em 2030. Mais de metade acredita mesmo que será possível ver através de paredes ou inclusive de edifícios inteiros com óculos VR.

O estudo destaca ainda que os serviços que coloquem o foco em todos os sentidos vão digitalizar a vida quotidiana. Desta forma, 4 em cada 10 pessoas querem uma estação de trabalho digital que lhes permita estar virtualmente presentes a partir de qualquer lugar. Por outro lado, a cerca de 45% dos inquiridos interessaria viver a experiência de percorrer um centro comercial digital onde possam sentir a textura, cheiro e sabor dos produtos.

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

A chegada da internet dos sentidos

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

A chegada da internet dos sentidos

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile