Newsletter
Pesquisa
São muitos os negócios que estão a sentir uma quebra nas vendas nesta altura da pandemia do Covid-19. Mas há outros que se consolidam, como é o caso da Sonae que acaba de dar a conhecer um aumento no volume de negócios de 9,2%, o que significa 6.435 milhões de euros.
O investimento também ascendeu a 399 milhões de euros em 2019, mais de 1 milhão por dia, refletido investimento orgânico e aquisições. Já a divida liquida da Sonae diminui 167 milhões de euros. O crescimento das várias áreas de negócio permitiu à Sonae continuar a criar emprego, sendo de destacar a criação de mais de 1100 postos de trabalho em 2019, sobretudo no retalho. Esta criação de emprego foi também acompanhada pelo reforço do compromisso da Sonae com a comunidade, que atingiu 11 milhões de euros, beneficiando instituições da economia social através da doação de bens materiais e da disponibilização de competências e recursos financeiros.
Às redações, Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, quis enviar a sua primeira carta mostrando “entusiasmo por liderar um portefólio de negócios com posições tão relevantes e com desafios tão interessantes em cada um dos seus contextos setoriais. Responsabilidade por dar continuidade a um caminho de sucesso ancorado nos nossos fortes valores corporativos e na criação de valor económico e social”.
A CEO refere que a “a Sonae MC continuou a reforçar a sua posição de liderança, apesar da forte competitividade no mercado” muito devido ao “desempenho do parque de lojas comparável em todos os principais segmentos, formatos e categorias, mas também pela execução do seu plano de expansão, mantendo níveis de rentabilidade de referência. A área de saúde e bem-estar continua a ser uma importante via de crescimento e, em 2019, a aquisição de uma participação maioritária na Arenal marcou a entrada da empresa no mercado espanhol”.
E continua referindo que os restantes negócios de retalho também registaram um ano positivo: a Worten encerrou 2019 alcançando o mesmo nível de volume de negócios e rentabilidade subjacente a 2018; “ em termos estratégicos, a empresa continuou a expandir a sua oferta digital e de serviços e executou um plano exigente de reestruturação em Espanha continental”; a “Sonae Fashion teve um ano particularmente positivo com sólidas melhorias nas vendas e na rentabilidade em todas as insígnias, evidenciando já os benefícios do plano de transformação em curso”.
Cláudia Azevedo destaca ainda “a fusão da Sonae Sierra Brasil com a Aliansce Shopping Centers, que resultou no maior operador do mercado brasileiro. Por outro lado, a empresa continuou a execução do seu programa de reciclagem de capital e, já em 2020, anunciou a criação do Sierra Prime, uma joint venture estratégica de 1,8 mil M€ na Península Ibérica com três investidores de referência. O negócio de serviços continuou a crescer e, no que respeita à área de development, foi inaugurado o primeiro centro comercial na Colômbia e vários outros projetos progrediram a bom ritmo, em particular expansões de centros comerciais dominantes”.
Quanto à NOS, a CEO refere que o “volume de negócios cresceu tanto no segmento de telecomunicações como nos audiovisuais/cinemas e a empresa continuou a melhorar a sua eficiência operacional, o que resultou num aumento adicional da margem EBITDA. O negócio continua a progredir na sua transformação tecnológica e digital e está bem posicionado para as oportunidades que surgirão com a introdução do 5G em Portugal”.
O Cartão Universo em quatro anos reforçou a sua posição no mercado de pagamentos português com “uma quota de mercado de 12,8% na produção de crédito e conta já com 858 mil utilizadores” enquanto que a Sonae IM “continuou a desenvolver o seu portefólio de empresas de base tecnológica e concluiu as vendas da Saphety e da WeDo Technologies, marcos importantes na sua atividade de gestão ativa do portefólio”.
Cláudia Azevedo destacou ainda as iniciativas ligadas à gestão de talento, promoção da diversidade e inclusão, sustentabilidade ambiente e apoio à comunidade e deixou uma mensagem de entusiasmo aos colaboradores: “O nosso sucesso sustentado não seria possível sem o entusiasmo, o compromisso e a qualidade das nossas equipas. Os últimos meses confirmaram o que eu já sabia: que os valores da Sonae estão bem vivos dentro de cada um dos nossos colaboradores. Num contexto de crescente incerteza, dinamismo e aumento de pressões competitivas, as nossas equipas confirmaram a sua capacidade de colaborar umas com as outras e de atingir desempenhos notáveis. E fizeram-no enquanto contribuíram para a resolução de desafios que vão muito para além das suas atividades diárias e ajudando-nos a ter um contributo duradouro para a resolução dos problemas sociais e ambientais mais prementes da atualidade”.
O momento que se vive foi também destacado pela CEO da Sonae:
“Finalmente, e enquanto escrevo estas palavras, o mundo está a enfrentar a propagação de uma pandemia. Os impactos do Covid-19 serão provavelmente profundos, generalizados e duradouros. Embora ainda estejamos no início do surto, posso desde já afirmar com orgulho que os nossos colaboradores estão a ser verdadeiros heróis. A Sonae desempenha um papel crítico em assegurar o acesso da população a vários produtos e serviços essenciais. As nossas equipas sabem disso e têm demonstrado um espírito e compromisso fantásticos nestes últimos dias. Continuaremos a fazer tudo o que pudermos para proteger os nossos colaboradores, enquanto damos resposta às necessidades das comunidades que servimos. Estou confiante de que iremos ultrapassar esta desafiante situação. A Sonae irá certamente esforçar-se por dar o seu contributo”.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.