
Newsletter
Pesquisa

O advento da Inteligência Artificial veio impactar holisticamente a gestão das marcas, disponibilizando novos e avançados instrumentos e técnicas de análise de dados, automação de tarefas, possibilitando a criação de novas oportunidades para aumentar a sua perceção, o envolvimento dos clientes, a disponibilização de experiências personalizadas e a melhoria da performance dos negócios.
Os gestores de marca dispõem atualmente de novas formas de as gerir e de se relacionarem com os seus clientes.
As marcas devem continuar a definir e a comunicar claramente os seus valores e o seu propósito, focando-se nos seus alvos, centralizando-se no Ser Humano, sem perderem as suas características próprias e únicas - o seu ADN - sendo suficientemente ágeis para se adaptarem aos novos comportamentos e necessidades, num mercado cada vez mais determinado e orientado pela procura.
A gestão das marcas tem de estar em linha com a evolução do marketing, na qual a tecnologia se desenvolve a par das necessidades humanas, aportando-lhe instrumentos que lhe permitem prosseguir um caminho do que costumo designar por Humantech AI Marketing.
Consumidores e Seres Humanos “aumentados” pela tecnologia têm agora o poder de calibrar as marcas consoante as suas personalidades e gostos, tendo estas de ser capazes de molecularizar e hiperpersonalizar as suas características, no sentido de responderem e serem relevantes para com os seus clientes individuais.
Se os últimos desenvolvimentos tecnológicos constituem justificação suficiente para nos congratularmos pela sua existência, aceitarmos e usarmos as novas tecnologias, a nível profissional em particular, a nível do marketing e do branding, tais tecnologias têm vindo a provocar verdadeiras disrupções na definição de estratégias, nas práticas e formas de trabalhar e de nos relacionar com os nossos clientes e parceiros de negócio.
Torna-se, assim, possível desde que existam dados com qualidade, definir estratégias de segmentação mais focadas nos interesses da empresa e dos clientes, criar ofertas ultrapersonalizadas, prever com um grau de rigor mais elevado as tendências comportamentais de mercado, dos sectores, das marcas concorrentes, dos clientes.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.