ghost image socials
Fórum que vai decorrer em Idanha-a-Nova
A alimentação como centro da Sustentabilidade Mundial
12 de julho de 2019
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
A alimentação como centro da Sustentabilidade Mundial
Ema Gil Pires
Jornalista

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e com um enorme fascínio pelo mundo da música e do desporto. Descobrir novas histórias e temáticas inovadoras é algo que lhe desperta um grande interesse, tal como dar a conhecê-las àqueles que a rodeiam.

A vila de Idanha-a-Nova irá dar palco, entre os dias 17 e 21 de julho, ao FISAS - Fórum Internacional Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis, um encontro que parte da ideia de que os limites do planeta estão a ser ultrapassados e de que parte significativa da população mundial está subnutrida, sendo, por essa razão, necessário assumir um compromisso ao nível da sustentabilidade alimentar.

Neste evento, estarão reunidos mais de uma centena de especialistas, agricultores familiares e consumidores de alimentos, bem como decisores políticos provenientes de quinze países de quatro continentes distintos, para debater e aprovar um compromisso internacional para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis.

O programa deste fórum é composto por intercâmbios de conhecimento e de boas práticas agrícolas, visitas de campo e conferências em torno de temas relacionados como a agroecologia, a agricultura familiar, a agricultura biológica, o acesso a recursos naturais, as alterações climáticas, o património agrícola e a biodiversidade.

No encerramento do evento, será assim aprovada uma “Declaração para a Promoção de Sistemas Alimentares Sustentáveis”, documento de referência para a ação governativa e para programas que se destinem a promover uma mudança, originando sistemas alimentares mais sustentáveis em Portugal e noutros países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Resultante de um processo que envolve atores locais, nacionais e globais numa ação que decorrerá em Portugal, o FISAS abarca uma série de iniciativas interligadas, destacando-se entre elas o V Fórum Mundial de Inovação Rural e a Oficina Políticas Públicas Locais para a Sustentabilidade Alimentar. As conclusões destas iniciativas, no seu todo, irão servir de base a um compromisso político que dará sequência à Reunião de Alto Nível sobre Agricultura Familiar, que decorreu em 2018 na cidade de Lisboa.

Artigos Relacionados

Vê se está calor no site da Prio
22 de julho de 2019
Estilo de Vida & Bem-Estar
Festival reforça uso do copo reutilizável
18 de julho de 2019
Estilo de Vida & Bem-Estar
Aromas agradáveis inibem o desejo de fumar
17 de julho de 2019
A Nossa Saúde

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.