Newsletter
Pesquisa
Os
últimos 2 meses em realidade de pandemia permite-nos afirmar, pela experiência
tida, que as realidades de confinamento, teletrabalho e reforço de proteção por
questões de saúde, vieram acelerar a implementação do paradigma 4.0, ou seja da digitalização e da disrupção.
De
facto, esta nova realidade implica repensar modelos de negócios, processos e
métodos de trabalho, essencialmente através da incorporação das tecnologias
digitais.
No
passado escrevi que a incorporação desta tecnologia e a sua inerente mudança
e/ou disrupção se iria efetuando no mundo empresarial, essencialmente em função
da competitividade e desenvolvimento dos setores e também, da cultura da empresa.
Hoje penso de forma distinta.
A
envolvente externa é a razão por que penso diferente. Muitas vezes, como é o
caso, o que acontece no exterior das empresas e dos setores, acelera e/ou impõe
uma aceleração; neste caso num percurso que, já de si, era inevitável.
Como
pode contribuir o marketing para que estas mudanças sejam as adequadas?
Desde
logo o hábito da “velocidade”. No marketing, tudo se passa muito depressa, embora
o contributo mais relevante seja o seu conhecimento dos clientes, suas
preferências e suas jornadas. Desenhar um novo modelo de negócio ou adaptar o
existente incorporando-lhe tecnologia sem a informação certa sobre quem temos
de satisfazer é uma espécie de “tiro no escuro”.
A
incerteza do pensamento estratégico e seus processos, é também algo a que o
marketing está muito habituado, quer no planeamento de marca e portfolio, quer
muitas vezes, pela sua colaboração no processo estratégico da empresa. Esta é
uma realidade similar ao contexto dos processos de decisão que hoje estão na
ordem do dia.
A
adoção das tecnologias digitais, é também uma das realidades a que os marketers
se habituaram, também aqui podem ajudar no seio da equipa interdisciplinar que
deve repensar o negócio.
Importa
também pensar no pós-Covid-19 e nas implicações destas mudanças.
Desde logo, o mercado vai penalizar quem não se
adaptar e não estiver disponível para um relacionamento omnichannel; por outro
lado mais tecnologia origina mais dados e por isso maior capacidade de analisar
eficiência e eficácia e tomar as medidas corretivas necessárias.
Por
último o marketing deve potenciar este enorme benefício que é o de nos
relacionarmos à distância e desmistificar que este é um processo menor e menos
eficiente de nos relacionarmos. Esta é a grande oportunidade de contribuirmos,
efetivamente para resolução de uma causa comum que é a sustentabilidade do
planeta.
Viajar
menos reduz significativamente as emissões de CO2, diminui custos e aumenta a
qualidade de vida de colaboradores, clientes e sociedade em geral.
Aproveitemos
a oportunidade de ouro de contribuir com um real e verdadeiro Shared
Value.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.