A Aceleração do Paradigma Digital

Pesquisa

A opinião de António Jorge
A Aceleração do Paradigma Digital
23 de Outubro de 2020
A Aceleração do Paradigma Digital
A Aceleração do Paradigma Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
A Aceleração do Paradigma Digital
António Jorge
Consultor, Executivo e Docente Universitário

Nota da direção editorial:

O jornalismo positivo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Já há alguns anos que sabemos que este paradigma digital/4.0 é a nova normalidade e que durará até meados deste século. Contudo esta perceção não é homogénea na sociedade, nos negócios e nas diferentes geografias.


A Covid 19 veio acelerar significativamente quer as perceções, quer a compreensão e adoção desta nova normalidade.


Vejamos algumas das acelerações e suas implicações.


Um recente estudo da McKinsey, refere que nos EUA, em 3 meses de pandemia, a penetração do comercio digital cresceu o equivalente a 10 anos de ritmo normal. Esta realidade vai, muito em breve, implicar o repensar das lojas, em termos de dimensões e funções, provavelmente dando mais evidência ao showroom e à experiência de loja e menos à transação.


A mudança da energia fóssil para a energia elétrica gerada de forma alternativa está a ser também acelerada, até porque fortemente apoiada pelas organizações governamentais, que indexam os subsídios inerentes à recuperação da crise, à adoção da sustentabilidade e do digital.


Esta realidade não só tem impacto no ambiente, como vem efetuar uma alteração estrutural na geopolítica. O Economist referia no artigo 21st Century Power a criação de uma nova ordem energética que vem determinar uma nova relação de forças entre países e regiões, uma vez que as novas fontes de energia são mais democráticas e  disponíveis de forma relativamente homogénea por todo o mundo, ao contrário do petróleo e do carvão.


A expansão e consolidação do teletrabalho é também um facto derivado desta pandemia e veio gerar a discussão sobre a importância do escritório, da sua decadência e do repensar da cultura empresarial e do trabalho em equipa.


A comunicação interna tem de repensar toda a usa estratégia geradora de contributo para o desenvolvimento da cultura organizacional e para o compromisso dos trabalhadores à luz de uma realidade cada vez menos física. Jovens admitidos em grandes empresas de serviços durante a pandemia, viram a sua integração e trabalho de meses, ser efetuado sem nunca terem ido ao escritório ou terem conhecido pessoalmente algum colega. Entrar no mundo do trabalho de esta maneira, provoca desafios grandes aos entrantes e às organizações.


Por seu lado, as marcas terão de incorporar, em todas as variáveis do marketing mix, todas estas tendências realidades e perceções.


Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

A Aceleração do Paradigma Digital

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

A Aceleração do Paradigma Digital

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile