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Já há
alguns anos que sabemos que este paradigma digital/4.0 é a nova normalidade e
que durará até meados deste século. Contudo esta perceção não é homogénea na
sociedade, nos negócios e nas diferentes geografias.
A Covid
19 veio acelerar significativamente quer as perceções, quer a compreensão e
adoção desta nova normalidade.
Vejamos
algumas das acelerações e suas implicações.
Um recente estudo da McKinsey, refere
que nos EUA, em 3 meses de pandemia, a penetração do comercio digital cresceu o
equivalente a 10 anos de ritmo normal. Esta realidade vai, muito em breve,
implicar o repensar das lojas, em termos de dimensões e funções, provavelmente
dando mais evidência ao showroom e à experiência de loja e menos à
transação.
A mudança
da energia fóssil para a energia elétrica gerada de forma alternativa está a
ser também acelerada, até porque fortemente apoiada pelas organizações
governamentais, que indexam os subsídios inerentes à recuperação da crise, à
adoção da sustentabilidade e do digital.
Esta
realidade não só tem impacto no ambiente, como vem efetuar uma alteração
estrutural na geopolítica. O Economist referia no artigo 21st Century Power a
criação de uma nova ordem energética que vem determinar uma nova relação de
forças entre países e regiões, uma vez que as novas fontes de energia são mais
democráticas e disponíveis de forma
relativamente homogénea por todo o mundo, ao contrário do petróleo e do carvão.
A
expansão e consolidação do teletrabalho é também um facto derivado desta
pandemia e veio gerar a discussão sobre a importância do escritório, da sua
decadência e do repensar da cultura empresarial e do trabalho em equipa.
A
comunicação interna tem de repensar toda a usa estratégia geradora de
contributo para o desenvolvimento da cultura organizacional e para o
compromisso dos trabalhadores à luz de uma realidade cada vez menos física.
Jovens admitidos em grandes empresas de serviços durante a pandemia, viram a
sua integração e trabalho de meses, ser efetuado sem nunca terem ido ao
escritório ou terem conhecido pessoalmente algum colega. Entrar no mundo do
trabalho de esta maneira, provoca desafios grandes aos entrantes e às
organizações.
Por seu lado,
as marcas terão de incorporar, em todas as variáveis do marketing mix, todas
estas tendências realidades e perceções.
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