Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
A pandemia transformou a
mente do consumidor, tendo um impacto psicológico significativo no seu
comportamento.
Antes de a Covid-19 entrar em cena, as marcas conseguiam, de
alguma forma, caracterizar o comportamento dos seus diferentes segmentos de
público-alvo com base em variáveis como a idade, o sexo e os rendimentos. A
pandemia veio, no entanto, alterar os “velhos” manuais de marketing pelos quais
as marcas se reagiam. Como será então este consumidor que emerge desta
pandemia?
A crise vai fazer-se notar no bolso do consumidor nos
próximos anos, mas as finanças não serão o único aspeto que vai determinar o
seu comportamento no futuro. A resposta emocional a este contexto terá também
um papel essencial. Tendo em conta as mudanças psicológicas provocadas pela
Covid-19, a agência VCCP identificou num recente estudo no Reino Unido, e do
qual o Marketing Directo faz eco, as 5 tribos de consumidores que existirão
na era pós-coronavírus:
1. Gastadores por vingança
Neste grupo enquadram-se todos os consumidores que,
desejosos de recuperar o tempo e as experiências perdidas durante a pandemia,
irão gastar todas as suas poupanças como se não houvesse amanhã, quando o
Covid-19 começar a ser apenas uma triste recordação do passado.
2. Poupadores
Nesta categoria estão descritos os consumidores que têm
muito dinheiro para gastar, mas que se mostram receosos em fazê-lo por causa da
austeridade que potencialmente aparecerá no seu horizonte.
3. «Resetters»
Estes consumidores estão decididos a olhar mais além do
coronavírus para implementar mudanças nas suas próprias vidas, que se cruzam,
de alguma maneira, com temas como a sustentabilidade e as alterações
climáticas.
4. Caçadores de recompensas
Este grupo pode não ter um grande colchão financeiro, mas
está decidido a viver a vida ao máximo quando a pandemia terminar.
5. Consumidores em fase de recuperação
Os consumidores desta categoria já tinham dificuldades
económicas antes da crise do coronavírus e agora, por terem sido atingidos pelo
desemprego e pela perda de oportunidades, enfrentam um futuro que não parece
ser muito promissor.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.