92% dos consumidores estão dispostos a comprar outra marca se esta for mais sustentável

Pesquisa

Estudo
92% dos consumidores estão dispostos a comprar outra marca se esta for mais sustentável
18 de Abril de 2024
92% dos consumidores estão dispostos a comprar outra marca se esta for mais sustentável
92% dos consumidores estão dispostos a comprar outra marca se esta for mais sustentável
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
92% dos consumidores estão dispostos a comprar outra marca se esta for mais sustentável
Pub
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

As preocupações sociais e ambientais estão cada vez mais presentes no comportamento dos consumidores, uma realidade que a Escolha do Consumidor verificou neste estudo, que quis compreender os hábitos de consumo sustentáveis dos portugueses.


A forma como compramos mudou drasticamente nos últimos anos e questões como o consumo sustentável tornaram-se fundamentais nos dias de hoje. Quando questionados sobre qual a primeira ação que lhes vem à cabeça ao pensarem em sustentabilidade, os consumidores inquiridos referem maioritariamente a Conservação Ambiental (35%) e as Fontes de Energias Renováveis (30%).


A esmagadora maioria dos inquiridos (92%) revela que está disposta a comprar outra marca caso esta seja mais sustentável. A restante percentagem dos consumidores prefere não trocar, tendo como os motivos mais frequentes: a lealdade à marca a que já estão habituados, o preço mais elevado, gostarem do produto ou serviço que utilizam e a sustentabilidade não ser um ponto crucial nas suas escolhas. Além destes, a falta de informação clara sobre a sustentabilidade dos produtos e serviços é outra das barreiras indicadas à compra deste tipo de produtos.


No que diz respeito ao momento de compra, 41% dos consumidores optam por marcas mais sustentáveis quando vão às compras, enquanto 59% compram artigos com que já estão familiarizados. Por outro lado, quando falamos das embalagens dos produtos, 46% dos consumidores afirmam que, sobretudo quando há opções mais sustentáveis disponíveis, a embalagem é um fator decisivo na compra. Apenas 12% não concorda que este seja um fator decisivo.

Questionados ainda se a lealdade dos consumidores às marcas pode ser influenciada tendo em conta as iniciativas sustentáveis da empresa, 76% respondeu que sim, e somente 24% garantiu que não influencia a sua escolha, neste caso com a justificação a estar maioritariamente ligada ao preço.


Para os que responderam que as iniciativas sustentáveis influenciam a sua lealdade à marca, os seus motivos relacionam-se, sobretudo, com a preocupação com o futuro do planeta, a preocupação com a sustentabilidade, as medidas que as marcas implementam serem positivas para a sociedade e o meio ambiente.


“Vivemos um novo paradigma onde a sustentabilidade está associada cada vez mais ao nosso consumo. Isso é visível neste estudo, em que a redução das emissões de carbono por parte das empresas, a inovação tecnológica que o serviço ou produto incorpora de forma a reduzir o impacto ambiental e o impacto social por detrás dos artigos e serviços são os parâmetros com maior relevância para os consumidores”, explica Cristiana Faria, Diretora de Marketing da ConsumerChoice.

Em Destaque
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

92% dos consumidores estão dispostos a comprar outra marca se esta for mais sustentável

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

92% dos consumidores estão dispostos a comprar outra marca se esta for mais sustentável

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile