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2021 foi um ano de transição, onde algumas tendências no mercado
de trabalho se instalaram e outras desapareceram por completo.
Mas em 2022
espera-se um regresso às "origens" do mundo laboral. Esta é a
conclusão de um estudo lançado pela Llorente Y Cuenca (LLYC).
"Quando se trata de talento, as empresas têm dedicado muito
tempo a debater questões que já não são tão relevantes. Teletrabalho sim,
teletrabalho não - esta é uma discussão do passado. Estamos num contexto que
torna especial repensar e reforçar a cultura empresarial, a fim de aumentar a
ligação e o engagement com propósito com os profissionais", refere em
comunicado Marlene Gaspar, diretora sénior de engagement e deep digital
business da LLYC.
Mas quais serão então as principais tendências do mundo do
trabalho em 2022? O estudo IDEAS LLYC "Tendências Talento 2022"
explica:
- Do formato híbrido à autonomia: o novo modelo de trabalho vai
exigir às empresas formas mais assíncronas de comunicar e trabalhar com as
equipas. O "real time" perde relevância e cai a ditadura da reunião
presencial ou online porque o foco está na conveniência.
- Desconectar para conectar: o tempo converteu-se no elemento
imprescindível das políticas de bem-estar das empresas - os colaboradores estão
"fatigados tecnologicamente" e exigem um tempo de verdadeira
desconexão digital.
- O terceiro espaço: além da casa e do escritório, estão a surgir
novos espaços de proximidade, conveniência e sociabilização de equipas que
respondem a necessidades imediatas dos colaboradores mais dinâmicos
- Workcation: trabalhar e estar de férias é cada vez mais possível
para quem quer conciliar o trabalho à distância, fora da sua residência
habitual, ao mesmo tempo que desfruta de horas de lazer nas pausas e horas
livres
- Rituais para "destribalização": no pós-pandemia será
necessário criar novos rituais além do tradicional "team building",
que permitam fomentar com naturalidade as relações interpessoais
- Da grande fuga de talento à reformulação cultural: é cada vez
mais dificil reter talentos e estamos num verdadeiro momento de viragem - é
preferível aumentar o vínculo e o engagement dos profissionais do que apostar
em evitar uma saída
- Mentalidade pull: a estratégia de recrutamento está a mudar por
completo e o inbound recruting põe o foco no potencial candidato e não no
empregador - as empresas passam de uma mentalidade "push" para com os
seus potenciais talentos a uma entratégia "pull"
- Recrutamento pelo que saberás (no futuro): num contexto de grande
rotatividade, as empresas procuram cada vez mais perfis que sejam capazes de
gerir e resolver um grande volume de problemas e de imprevistos e de se moverem
em ambientes de mudança constante
- Total Experience: a experiência do cliente, a experiência do
colaborador, a experiência do utilizador e a multi-experiência combinam-se para
criar um ecossistema de experiência completo dentro e fora das organizações.
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