ghost image socials
“Os Portugueses e as Redes Sociais 2019”
83% dos portugueses usam redes sociais várias vezes ao dia
10 de outubro de 2019
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
83% dos portugueses usam redes sociais várias vezes ao dia
Ema Gil Pires
Jornalista

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e com um enorme fascínio pelo mundo da música e do desporto. Descobrir novas histórias e temáticas inovadoras é algo que lhe desperta um grande interesse, tal como dar a conhecê-las àqueles que a rodeiam.

A consulta e o uso de redes sociais configuram-se como uma rotina diária entre os portugueses. Segundo os dados avançados pela edição de 2019 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido pela Marktest, 95% dos utilizadores de redes sociais assume que visita pelo menos uma vez por dia uma rede social. E, entre estes, 83% assume fazê-lo várias vezes por dia.

Os dados trabalhados pela Marktest revelam ainda que, em média, os utilizadores dedicam cerca de 93 minutos por dia a redes sociais. E é ao fim-de-semana que a maioria (68%) diz concentrar a maior fatia de tempo investido na sua presença nas redes sociais, dedicando a sua atividade nestas plataformas sobretudo a enviar mensagens ou a usar serviços de chat (78%), a ler notícias em sites de informação (67%) ou a comentar publicações de amigos (65%).

E, tendo em conta que o smartphone é o equipamento mais usado para aceder às redes sociais (com 89% dos inquiridos a assumir recorrer ao mesmo para tal), não é de estranhar a forte incidência de inquiridos que dizem realizar outras tarefas enquanto navegam pelo Facebook e pelo Instagram ou enquanto trocam mensagens via WhatsApp ou Messenger: 58% diz também ver televisão, 44% refere ouvir música e 37% dizem conviver com a família ou amigos.

No que respeita aos hábitos de publicação de informação nas redes sociais, a frequência é inferior à da visita. De facto, 57% dos inquiridos refere que publica pelo menos uma vez por dia e 43% refere atualizar informação várias vezes por dia. E note-se que a maioria (75%) assume que publica algo, pelo menos, uma vez por semana.

E embora o Facebook continue a ser, de forma destacada, a rede social com maior notoriedade e mais usada pelos portugueses – com 95% de utilizadores de redes sociais a assumir ter conta nessa plataforma –, a rede criada por Mark Zuckerberg tem vindo a perder terreno para o Instagram e para o WhatsApp, em matéria de notoriedade e de acesso por parte dos portugueses.

Destaque para o facto de, quando questionados acerca da rede social mais atual, os inquiridos destacarem o Instagram em primeiro lugar, sendo o LinkedIn indicado como a rede mais credível.

Ainda assim, quando questionados sobre a opinião que têm sobre as várias redes sociais, os portugueses continuam a destacar o Facebook como rede de referência – trata-se da rede social indicada em primeiro lugar quando é pedido aos inquiridos que citem a rede que mais gostam, sendo descrita como sendo a que divulga informação mais útil, a mais interessante ou a mais viciante.

Artigos Relacionados

Em 7 segundos
18 de outubro de 2019
Criatividade
Plataforma para os mais novos
18 de outubro de 2019
Criatividade
Novo estudo mostra os resultados
18 de outubro de 2019
Tendências & Tecnologia

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.