Newsletter
Pesquisa
A consulta e o uso de redes sociais configuram-se como uma rotina diária entre os portugueses. Segundo os dados avançados pela edição de 2019 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido pela Marktest, 95% dos utilizadores de redes sociais assume que visita pelo menos uma vez por dia uma rede social. E, entre estes, 83% assume fazê-lo várias vezes por dia.
Os dados trabalhados pela Marktest revelam ainda que, em média, os utilizadores dedicam cerca de 93 minutos por dia a redes sociais. E é ao fim-de-semana que a maioria (68%) diz concentrar a maior fatia de tempo investido na sua presença nas redes sociais, dedicando a sua atividade nestas plataformas sobretudo a enviar mensagens ou a usar serviços de chat (78%), a ler notícias em sites de informação (67%) ou a comentar publicações de amigos (65%).
E, tendo em conta que o smartphone é o equipamento mais usado para aceder às redes sociais (com 89% dos inquiridos a assumir recorrer ao mesmo para tal), não é de estranhar a forte incidência de inquiridos que dizem realizar outras tarefas enquanto navegam pelo Facebook e pelo Instagram ou enquanto trocam mensagens via WhatsApp ou Messenger: 58% diz também ver televisão, 44% refere ouvir música e 37% dizem conviver com a família ou amigos.
No que respeita aos hábitos de publicação de informação nas redes sociais, a frequência é inferior à da visita. De facto, 57% dos inquiridos refere que publica pelo menos uma vez por dia e 43% refere atualizar informação várias vezes por dia. E note-se que a maioria (75%) assume que publica algo, pelo menos, uma vez por semana.
E embora o Facebook continue a ser, de forma destacada, a rede social com maior notoriedade e mais usada pelos portugueses – com 95% de utilizadores de redes sociais a assumir ter conta nessa plataforma –, a rede criada por Mark Zuckerberg tem vindo a perder terreno para o Instagram e para o WhatsApp, em matéria de notoriedade e de acesso por parte dos portugueses.
Destaque para o facto de, quando questionados acerca da rede social mais atual, os inquiridos destacarem o Instagram em primeiro lugar, sendo o LinkedIn indicado como a rede mais credível.
Ainda assim, quando questionados sobre a opinião que têm sobre as várias redes sociais, os portugueses continuam a destacar o Facebook como rede de referência – trata-se da rede social indicada em primeiro lugar quando é pedido aos inquiridos que citem a rede que mais gostam, sendo descrita como sendo a que divulga informação mais útil, a mais interessante ou a mais viciante.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.