Newsletter
Pesquisa
Nota da
direção editorial:
O jornalismo
positivo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos
nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de
uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas
trabalham.
Atualmente há uma grande
preferência por produtos que não deixem pegada ecológica, uma moda é certo, mas
é igualmente uma consciencialização que tem vindo a crescer e que tem mudado o
posicionamento de algumas marcas.
A Capgemini, centro de estudos focado
em temas sobre o digital, evidencia a existência de uma relação direta entre a
sustentabilidade e o negócio das empresas de bens de consumo, nomeadamente no
que diz respeito ao aumento do nível de fidelização dos clientes, pois 79% dos
consumidores muda as preferências de compra em função das características sustentáveis
dos produtos.
No estudo Consumer Products and
Retail: how sustainability is fundamentally changing consumer preferences, ou
seja, Produtos de Consumo e Retalho: como a sustentabilidade está a mudar fundamentalmente
as preferências do consumidor, existem vários padrões de compra a evidenciar,
como os critérios de responsabilidade social, de inclusão e de impacto
ambiental das marcas. No entanto a relação com a pandemia tem sido determinante
na alteração de alguns hábitos de consumo e “67% dos consumidores afirmaram
estar mais conscientes da escassez de recursos naturais devido à crise da
Covid-19, e 65% disseram que vão estar mais atentos à repercussão que o seu
nível de consumo global poderá ter no "novo normal".
O
estudo reconhece ainda que 53% dos consumidores em geral e 57% na faixa etária
dos 18 aos 24 anos, mudaram as suas compras habituais para marcas menos
conhecidas por serem mais sustentáveis e 64% revelaram já o faziam antes da
pandemia.
Para a recolha destes dados a Capgemini inquiriu 7.500 consumidores em todo o mundo e 750 gestores de marca.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.