Newsletter
Pesquisa
A Bauer Media Audio Portugal anuncia hoje o estudo “Geração Z em Portugal”, encomendado à Ipsos Apeme, que revela hábitos, atitudes, valores e comportamentos de jovens entre 16 e 28 anos nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.
Os resultados mostram que a Geração Z está profundamente conectada ao universo áudio em todos os momentos do dia: 97% ouvem conteúdos áudio semanalmente, 72% ouvem música diariamente e 42% consome podcasts e 31% videocasts, pelo menos uma vez por semana. 54% ouve rádio FM semanalmente, enquanto 78% ouve música ou podcasts enquanto joga. 76% consome estes conteúdos no carro, 29% em casa e 19% nos transportes públicos.
A escuta é fluida, integrada no multitasking e distribuída por diferentes formatos e plataformas. Em média, estes jovens utilizam até quatro dispositivos por dia e preferem vídeos curtos nas redes sociais, acompanhando-os ao longo do dia. A inteligência artificial é utilizada por 90%, sobretudo para trabalhar e estudar. O gaming é outra área central, com 51% a jogar diariamente ou semanalmente – com uma diferença substancial entre géneros: 72% homens e 30% mulheres. Muitas vezes, a experiência é acompanhada por música ou podcasts.
No que toca a valores, são pragmáticos, mas também conscientes e preocupados com o futuro. 64% preocupa-se em “Preparar o futuro”, enquanto a saúde mental surge como tema central e inegociável, com 92% a considerá-la tão importante quanto a saúde física. 87% manifesta preocupações com a privacidade digital e 80% preocupa-se, essencialmente, com reciclagem e questões ambientais.
“A Geração Z é, por natureza, uma geração disruptiva, com comportamentos significativamente diferentes das gerações anteriores. Este estudo dá-nos as ferramentas para criar conteúdos mais relevantes e alinhados com os jovens portugueses, que são digitais de raiz mas também profundamente conscientes e exigentes. Para a Bauer Media Audio, este conhecimento é essencial para continuar a criar experiências de áudio relevantes e inovadoras”, afirma Salvador Ribeiro, CEO da Bauer Media Audio Portugal.
“A Geração Z não se deixa conquistar facilmente. Procura autenticidade, transparência e impacto real. Com este estudo fomos mais longe, dando voz aos desejos, receios e experiências dos jovens. O resultado é um conjunto de insights sólidos, fundamentais para ajudar as marcas a criar ligações genuínas com esta geração digital e consciente”, acrescenta Paula Mateus, Client First Leader da Ipsos Apeme.
O estudo combina uma abordagem multi-etapas, com uma fase qualitativa, realizada com 24 participantes de 10 a 23 de março de 2025, e uma fase quantitativa, com 410 inquéritos online realizados entre 8 e 18 de abril de 2025.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.