70% dos marketeers não têm tempo para a criatividade

Pesquisa

Relatório indica
70% dos marketeers não têm tempo para a criatividade
5 de Agosto de 2020
70% dos marketeers não têm tempo para a criatividade
70% dos marketeers não têm tempo para a criatividade
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
70% dos marketeers não têm tempo para a criatividade
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Nota da direção editorial:

O jornalismo positivo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


70% dos marketeers estão de tal forma ocupados a realizar todo o tipo de tarefas (muitas delas supérfluas, mas ainda assim necessárias) que acabam por não ter tempo para a criatividade.


A criatividade é aquilo que a maioria dos profissionais do marketing desejariam ter de forma constante, mas nem sempre há tempo suficiente para que surjam as ideias mais originais. É isso que indica um recente relatório da empresa de software focada no mundo laboral Workfront.


No seu mais recente estudo, entrevistou 900 profissionais da área para perceber quais os fatores que são uma espécie de obstáculo durante o dia laboral, quais as ferramentas que são uteis para o desenvolvimento do seu trabalho e as medidas que deveriam adotar para enfrentar com maiores garantias trabalhos de natureza criativa.


Neste relatório, 70% dos marketeers afirma que estão de tal forma ocupados a realizar todo o tipo de tarefas (muitas delas supérfluas, mas ainda assim necessárias) que acabam por não ter tempo para a criatividade. Apenas 19% da jornada laboral tem como foco atividades com real substância.


A maior parte do tempo de trabalho dos profissionais de marketing é consumido por reuniões (19%), tarefas administrativas (11%), emails (10%), atividades manuais e repetitivas (9%), procura de dados (9%), interrupções (9%) e solicitações ad hoc (8%).


21% dos profissionais de marketing lamenta não ter recursos adequados para lidar com a carga de trabalho que tem diariamente, 21% não possui alinhamento estratégico entre as diferentes equipas de trabalho e 17% afirma que a visibilidade das etapas em que determinados projetos se encontram é insuficiente.

O facto de os profissionais de marketing terem tão pouco tempo para o trabalho criativo é particularmente frustrante, especialmente quando a criatividade é a capacidade mais valorizada pelos profissionais de marketing (34%), seguida por agilidade (31%) e rapidez (31%).


Por outro lado, parece que o alto número de ferramentas disponíveis para estes profissionais é uma fonte importante de distração para eles e não se traduz propriamente em mais criatividade e produtividade. 75% afirma que o uso de muitas ferramentas de trabalho diferentes torna o seu trabalho mais complexo. Quase metade (48%) utiliza ferramentas tradicionais, como o email ou programas de conversação (chats).



 

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

70% dos marketeers não têm tempo para a criatividade

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

70% dos marketeers não têm tempo para a criatividade

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile