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70% dos marketeers estão de tal forma
ocupados a realizar todo o tipo de tarefas (muitas delas supérfluas, mas ainda
assim necessárias) que acabam por não ter tempo para a criatividade.
A criatividade
é aquilo que a maioria dos profissionais do marketing desejariam ter de forma
constante, mas nem sempre há tempo suficiente para que surjam as ideias mais
originais. É isso que indica um recente relatório da empresa de software focada
no mundo laboral Workfront.
No seu mais
recente estudo, entrevistou 900 profissionais da área para perceber quais os
fatores que são uma espécie de obstáculo durante o dia laboral, quais as
ferramentas que são uteis para o desenvolvimento do seu trabalho e as medidas
que deveriam adotar para enfrentar com maiores garantias trabalhos de
natureza criativa.
Neste
relatório, 70% dos marketeers afirma que estão de tal forma ocupados a realizar todo o
tipo de tarefas (muitas delas supérfluas, mas ainda assim necessárias) que
acabam por não ter tempo para a criatividade. Apenas 19% da jornada laboral tem
como foco atividades com real substância.
A maior parte
do tempo de trabalho dos profissionais de marketing é consumido por reuniões
(19%), tarefas administrativas (11%), emails (10%), atividades manuais e
repetitivas (9%), procura de dados (9%), interrupções (9%) e solicitações ad
hoc (8%).
21% dos
profissionais de marketing lamenta não ter recursos adequados para lidar com a
carga de trabalho que tem diariamente, 21% não possui alinhamento estratégico
entre as diferentes equipas de trabalho e 17% afirma que a visibilidade das
etapas em que determinados projetos se encontram é insuficiente.
O facto de os
profissionais de marketing terem tão pouco tempo para o trabalho criativo é
particularmente frustrante, especialmente quando a criatividade é a capacidade
mais valorizada pelos profissionais de marketing (34%), seguida por agilidade
(31%) e rapidez (31%).
Por outro lado,
parece que o alto número de ferramentas disponíveis para estes profissionais é
uma fonte importante de distração para eles e não se traduz propriamente em
mais criatividade e produtividade. 75% afirma que o uso de muitas ferramentas
de trabalho diferentes torna o seu trabalho mais complexo. Quase metade (48%)
utiliza ferramentas tradicionais, como o email ou programas de conversação
(chats).
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