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A pandemia atingiu fortemente o setor da
publicidade mas se há marketing que se consolidou foi mesmo o dos
influenciadores e redes sociais.
Enquanto
em 2020 o marketing de influência se consolidava como estratégia essencial para
as marcas que queriam conquistar o mercado, 2021 multiplicou essas
projeções.
As
estratégias na área da influência têm demonstrado ser uma forma eficaz para as
marcas, obtendo grande visibilidade e retorno rápido, com aumento das vendas,
como explica a Luxurycomm, agência especializada em marketing de influência. A
indústria de publicidade tradicional diminuiu os investimentos em 20%, enquanto
o mercado de investimento em influenciadores cresceu quase 50%.
Há
por isso previsões que indicam que esta área do marketing irá consolidar-se em
2021 e quem aponte um conjunto de tendências que irão revolucionar o mercado
publicitário, como é o caso da Luxurycomm:
1.
Advocacy Marketing
Em
2021, o foco está naqueles influenciadores com talento, grande capacidade de
interação e que partilham os valores da marca. O "advocacy
marketing" já é uma peça fundamental dentro das estratégias das marcas,
que entendem que o objetivo das campanhas não é apenas atrair novos
consumidores, mas mantê-los e que se tornem verdadeiros embaixadores das suas
marcas. Para isso é preciso encontrar alianças estratégicas com embaixadores de
longo prazo que são embaixadores da marca e com quem podem estabelecer um
relacionamento de longo prazo através deste "marketing de defesa".
2.
Diversidade, empatia e sustentabilidade
Estes
três aspetos terão que estar presentes em qualquer estratégia de marketing de
influência que queira ter sucesso. Durante a Covid-19 falava-se muito em
"conteúdo de pessoas para pessoas", reafirmando a necessidade
de os influenciadores terem empatia e se conectarem com as suas comunidades.
Sem dúvida, serão obrigados a saber como lidar com questões delicadas que
impactam a sociedade e o meio ambiente. Além disso, a este compromisso social
junta-se um compromisso ambiental com o aumento da notoriedade entre marcas e
consumidores.
3.
Tiktok, a rede social em expansão
O
Instagram continua a ser a rede social dominante mas o TikTok marcou a sua
posição num mundo das plataformas digitais e conseguiu ser o protagonista de
2020 com um alto poder de alcance e interação. O maior desafio é atingir a
espontaneidade e fazer com que as marcas possam dar a conhecer os produtos de
forma inovadora e natural, seja através do TikTok, Instagram Reels ou podcast.
4.
Histórias patrocinadas
A
primeira história ou "stories" surgiu em 2016. Desde então, a
popularidade cresceu sem precedentes. Naquele ano, 160 milhões de pessoas
usaram esse formato, mas atualmente mais de 500 milhões aderiram. É verdade que
não nasceram no Instagram, mas o potencial do formato faz com que praticamente
todas as redes sociais já tenham histórias nas suas plataformas.
5.
Migração de conteúdo e explosão de vídeo
Os
eventos virtuais foram a salvação de muitas empresas durante 2020 devido às
circunstâncias que todos nós conhecemos. Em 2021, esse conteúdo continuará a
atrair muito interesse no perfil dos influenciadores, que veem o novo ano como
a explosão e consolidação do formato de vídeo.
6.
Crescimento dos investimentos em publicidade através do Podcast
Os
podcasts viram a luz há muito tempo, mas só neste ano serão consolidados. Nos
Estados Unidos da América mais de 73 milhões de americanos já ouviram um
podcast pelo menos uma vez e espera-se que, no próximo ano, esse número aumente
para 81% em todo o mundo.
7.
Crescimento do conceito de «Influencer House»
Um
novo conceito que se apresentou ao mundo é o da "Casa do
Influenciador". É formado por um grupo de influenciadores que vivem juntos
ou são reunidos no mesmo local por uma marca para gerar conteúdo. A Covid-19
gerou mais interesse por esses tipos de colaboração devido à sua capacidade de
amplificar o poder criativo e atingir exponencialmente e impactar diferentes
comunidades.
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