Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
A procura por automóveis elétricos tem vindo a
aumentar nos últimos tempos. Os próprios fabricantes têm vindo a apostar nesta
nova mobilidade, mas será que os consumidores estão a pensar em comprar um
veículo elétrico brevemente?
Um
estudo do Standvirtual revela que existe atualmente uma
maior predisposição para comprar um carro elétrico novo (52%) do
que usado (45%). A crescente consciencialização ambiental dos
consumidores, com 71% a mencionar a redução de emissões de carbono, e os baixos
consumos (61%) são as principais vantagens indicadas na compra deste tipo de
veículos. Os inquiridos destacam ainda a diminuição da poluição sonora (52%),
os reduzidos custos de manutenção (34%) e a credibilidade dos modelos elétricos
(18%).
Relativamente à procura de carros por intervalo
de preços, o estudo revela que a maior parte dos inquiridos (22%) pagaria entre
20.000€-25.000€ por um veículo elétrico.
A quilometragem máxima de um carro elétrico é também um fator
decisivo associado à compra de um automóvel elétrico usado, sendo que até 40
mil km é a fronteira psicológica estabelecida pelos consumidores para esta
aquisição.
"Com o aumento da popularidade dos veículos
elétricos, pretendemos informar os consumidores e facilitar esta transição.
Apesar de existir predisposição para a mudança, ainda nos debatemos com receios
como o custo inicial de aquisição, a ansiedade de autonomia, o tempo de vida da
bateria ou a falta de infraestruturas e tempo de carregamento. Mas é necessário
começarmos a desmistificar estes preconceitos e a mostrar a
evolução" refere Nuno Castel-Branco, diretor geral do Standvirtual.
A autonomia é um dos fatores fundamentais
associados à compra, com a distância ideal a percorrer com um único
carregamento indicada entre os 500 km e 700 km. Quanto ao tempo de
carregamento de um modelo elétrico, a maioria dos consumidores tem uma
noção correta do tempo necessário (30 minutos a 1h no caso do carregamento
público e 4-12h no caso do privado). A Tesla é a marca com maior confiança dos
consumidores ao nível dos carros elétricos, seguida pela Mercedes e pela BMW.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.