60% dos portugueses não vive sem carro

Pesquisa

Menos 25% que em 2017
60% dos portugueses não vive sem carro
2 de Março de 2021
60% dos portugueses não vive sem carro
60% dos portugueses não vive sem carro
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
60% dos portugueses não vive sem carro
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Em Portugal, a crise pandémica fez com que a utilização do automóvel reduzisse para metade.


A pandemia veio mudar hábitos que estavam profundamente enraizados no quotidiano dos consumidores, um deles foi a mobilidade. Neste contexto de desenvolvimento, nos últimos anos, têm surgido várias alternativas ao automóvel que vêm fomentar a discussão.


As conclusões são do Observador Cetelem Automóvel 2021, que nos indica que, em Portugal, 6 em cada 10 pessoas não se veem a viver sem automóvel. O mesmo se passa na Europa e no Mundo, que apresentam números semelhantes. No entanto, apesar de ainda ser um meio de transporte indispensável, podemos afirmar que esta ideia tem perdido força, uma vez que em 2017 eram 8 em 10 as pessoas que não se viam a viver sem automóvel.


Segundo o Observador Cetelem, outro fator a ter em conta na avaliação da importância do automóvel é o escalão de rendimento: 53% das pessoas com rendimentos mais elevados não podem viver sem automóvel, em comparação com apenas 36% dos que têm rendimentos mais baixos. Insubstituível para a vida quotidiana A nível mundial, questionados sobre o porquê de estarem apegados ao seu carro, 7 em cada 10 destacaram também as questões ligadas à sua utilidade – o facto de prestar um serviço.


Já em Portugal, as respostas a esta questão dizem-nos que o automóvel também é tido como um veículo capaz de valorizar a imagem pessoal. Quanto aos motivos para a utilização do carro, 85% dos portugueses inquiridos referem a necessidade de utilizar o carro para cumprir tarefas do dia a dia (ir trabalhar, ir às compras, deixar os filhos na escola, etc.). Esta necessidade é de tal forma dominante que as outras formas de utilização – como realizar longas viagens, ter momentos de lazer, ir de férias ou simples prazer de condução – têm menor relevância. Isto reforça as razões utilitárias em detrimento da noção de prazer ou escapismo.


Com o aparecimento da crise pandémica e do confinamento, as saídas reduziram-se ao estritamente necessário. No entanto, esta crise veio reforçar a perceção do caráter utilitário do automóvel: a nível mundial, apenas um terço dos inquiridos reduziu a sua utilização no âmbito da vida quotidiana, por comparação com 46% em relação a viagens privadas e de lazer e 55% em relação a fins de semana e férias. Em Portugal, fruto de um conjunto de medidas mais rígidas, a utilização do automóvel, no âmbito da vida quotidiana, reduziu para metade.


A relação com o automóvel tem sido pautada pela estabilidade, pelo menos nos países ocidentais. Em Portugal, 1 em cada 2 pessoas acredita que, nos últimos anos, não utilizou o seu veículo nem mais, nem menos vezes. No entanto, regista-se um aumento significativo da utilização do automóvel nos países emergentes, designadamente na China (66% referem que têm utilizado mais) e na Turquia (65%).

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

60% dos portugueses não vive sem carro

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

60% dos portugueses não vive sem carro

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile