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A Picsart propôs-se a
ajudar as marcas a conectar-se com a Geração Z, analisando as tendências visuais
que atraem a atenção dos centennials.
A Geração Z tem um estilo visual muito marcado e as marcas
devem estar familiarizadas com os seus gostos caso queiram conectar-se com este
target. Por isso, a Picsart decidiu apresentar as principais tendências visuais
que captam a atenção desta faixa de consumidores.
Aqui deixamos algumas deles:
1. Nostalgia
moderna
Ainda que parece irónico, a verdade é que a
nostalgia não é aquilo que era. Antigamente a nostalgia funcionava como uma
relógio e quando falávamos de nostalgia referíamo-nos invariavelmente às duas
décadas anteriores à atual. No entanto, nos tempos que correm, também por causa
da cultural digital, a nostalgia está a “a mil à hora” e as tendências de
diferentes décadas se fundem numa única imagem. Esta maneira de juntar
sinergias de distintas décadas é perfeita para capturar a atenção da Geração Z.
2. O “metaverso”
A tecnologia digital está a evoluir á
velocidade da luz. Nas últimas décadas assistimos à entrada em cena da Web 2.0,
à revolução dos smartphones e à explosão das redes sociais. Cada um destes
progressos introduziram transformações na sociedade e a próxima grande
revolução digital já está em marcha. Ainda que o “metaverso” ainda não tenha
chegado, os gigantes digitais estão a pôr toda “a carne no assador” para que este fenómeno tenha um grande
impacto nos mais novos. Têm surgido avatares como os “memojis”, que é uma forma
de nos apresentarmos em universos virtuais e que os centenários usam com muito
prazer.
3. A hora do “azul petróleo”
Uma das cores favoritas dos centennials é o
azul-petróleo, cujas pesquisas aumentaram mais de 100% nos últimos tempos. O
azul-petróleo contrasta com as cores vivas que predominaram em 2021, promovendo
a tranquilidade.
4. Inclusão
Durante muito tempo a sociedade ignoro a
diversidade e as minorias. As coisas estão mudando e as gerações mais jovens
estão determinadas a estar na vanguarda da diversidade e da inclusão.
5. Conceito “organic digital”
A Geração Z cresceu num mundo onde quase
todos os meios são de natureza digital. Mas, apesar disso (ou talvez graças a
ele), os centennials também têm um forte apetite pelo analógico, pelo físico e
real. O conceito de «organic digital» é neste sentido utilizado para emular o
mundo analógico (a textura do papel ou filmes «vintage», por exemplo)
utilizando ferramentas digitais. Os centennials gostam de coisas reais e
tangíveis replicadas através da digitalização.
6. Fontes góticas
O tipo de letra é outra forma de os designers
se conectarem com a Geração Z, que normalmente aprecia fontes grandes e a
“bold”. Ao que tudo indica, em 2022 as fontes tipográficas de estilo gótico
estarão em destaque. Extraordinariamente ornamentadas com detalhes, as fontes
góticas são inspiradas em manuscritos alemães da Idade Média e, apesar de sua
longevidade, estão mais uma vez na crista da onda. O uso de fontes góticas
aumentou 270% nos últimos tempos.
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