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As conclusões são da 4ª edição
da Savills Global Luxury Retail 2022 Outlook, um estudo que analisa o mercado
global de retalho de luxo após os impactos da pandemia e refere algumas
tendências futuras que podem impactar o mercado de lojas físicas de produtos de
luxo.
Os três maiores grupos de marcas
de luxo – LVMH, Kering e Richemont – foram responsáveis por 41% do volume total
de novas aberturas de lojas de luxo em 2021 a nível global mas ainda assim,
2021 registou uma quebra significativa na abertura de novas lojas (31%) quando
comparado a 2019 (36%). Valores motivados pela pandemia e pelas restrições de
voos que se refletiram na diminuição do número de turistas que viajaram para a
Europa.
Foram registadas quebras na
abertura de novas lojas de luxo não só na Europa mas também em algumas regiões
da América do Norte e em todo o continente asiático, à exceção da China. O
número de novas aberturas de lojas de luxo manteve-se estável no Médio Oriente
e na América Latina, mas foi na China, Austrália e Nova Zelândia que o mercado
de luxo mais singrou com subidas de 55% e 3%, respetivamente.
Nick Bradstreet, Responsável de
Retalho na Ásia Pacífico da Savills, explica em comunicado que «fortes vendas
domésticas na China, a par de oportunidades limitadas para viagens
transfronteiriças e de uma rápida recuperação económica, impulsionaram o
aumento do número de retalhistas de luxo nos últimos 12 meses”
Nick Bradstreet defende ainda que
“esta reorientação nos gastos deverá persistir, sob a influência de um conjunto
de medidas governamentais para revigorar o consumo interno, incluindo a
expansão de operações duty free.».
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