Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
As conclusões são do estudo Observador Cetelem Consumo Sustentável 2022 que revelam que, no geral, os portugueses tendem a ter uma atitude otimista no que diz respeito à sustentabilidade.
Pouco mais de metade dos inquiridos (51%) confia na capacidade humana para tomar as medidas necessárias para salvar o planeta, demonstrando os mais jovens uma atitude mais positiva do que os mais velhos. Já 38% acreditam que as novas tecnologias vão permitir evitar uma crise ambiental, sendo que os inquiridos dos 65 aos 74 anos são os mais céticos relativamente a este conceito (22%).
31% dos portugueses inquiridos temem, no entanto, que se tenha chegado a um ponto sem retorno sendo esta ideia mais comum entre os jovens dos 25 aos 34 anos. Já 21% continuam a não acreditar nas alterações climáticas.
De referir ainda que 37% acreditam que, “como os hábitos de consumo não mudarão, os recursos do planeta continuarão a ser destruídos”.
Por hábitos de consumo entende-se práticas mais sustentáveis, algo que apesar de 37% dos inquiridos afirmarem que não mudaram, a grande maioria dos portugueses está a tentar ter hábitos mais amigos do ambiente com a reciclagem em primeiro lugar (55%).
Segue-se o “comprar apenas do essencial” (50%) e em terceiro lugar “escolher produtos locais”(38%). 34% dizem também fechar a torneira quando lavam os dentes e 9% aproveitar a água fria antes do banho. 33% procuram evitar o desperdício de alimentação e 29% recusam sacos quando vão às compras.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.