5 tendências no grande consumo na era pós-Covid-19

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Sustentabilidade ganha relevância
5 tendências no grande consumo na era pós-Covid-19
12 de Agosto de 2020
5 tendências no grande consumo na era pós-Covid-19
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5 tendências no grande consumo na era pós-Covid-19
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel

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A sustentabilidade ganha uma importância cada vez maior tanto a nível pessoal, como a nível corporativo. 


A crise da Covid-19 originou alterações significativas nos hábitos de consumo e, em simultâneo, valorizou as empresas que estão a optar por uma comunicação transparente e que apostam em iniciativas de responsabilidade social e ambiental.


As empresas que sejam capazes de responder às necessidades deste novo mundo – mais amigo do meio ambiente - poderão ganhar a confiança do consumidor. É neste contexto que a Tiendeo.com, plataforma de serviços de marketing digital drive-to-store para o setor do retalho, destaca as principais tendências que marcarão o futuro do grande consumo na era pós-coronavírus:


1. O preço e a pegada ecológica no carrinho de compras


O primeiro impacto do confinamento foi o tipo de produtos que enchiam o carrinho das compras. Os consumidores deram prioridade a certos alimentos, sobretudo aqueles que respondiam às necessidades básicas. As compras impulsivas ficaram em segundo plano e, ainda que, segundo dados internos da Tiendeo, os interesses dos consumidores estejam progressivamente a voltar à normalidade, estes adquiriram o hábito de planear as suas compras de uma forma mais eficiente, racional e ecológico: o preço será um fator determinante juntamente com uma maior preocupação com a sua qualidade, em prol de uma vida mais saudável.


2. O "made in" ganha valor


A crise económica provocada pela pandemia levou ao encerramento de muitas empresas, sendo as pequenas empresas as mais atingidas nesta situação. No regresso à normalidade, o consumidor terá de fazer a sua parte, ajudando o comércio local e os produtos nacionais. Isso poderá significar ter de ser mais protecionista nos seus hábitos de consumo de forma a impulsionar a indústria nacional.


3. Menos papel e mais digital


O online ganhou um peso indiscutível na comunicação entre as marcas e os clientes por ser naturalmente o canal mais acessível. As circunstâncias fizeram com que os suportes mais tradicionais (físicos) perdessem a sua eficácia. A pandemia interrompeu, por exemplo, a produção de brochuras em papel (um formato da publicidade muito utilizado), levando ao surgimento da sua versão digital, o que tem permitido testar as vantagens que canal oferece. O papel poderá vir a ser retomado na maioria dos casos, mas o mix irá variar nos próximos tempos, com mais destaque para o online este ano.


4. Os benefícios ambientais do teletrabalho


O teletrabalho tem sido imposto nestes meses nos casos em que isso é possível, tornando-se numa nova modalidade de trabalho para muitos cidadãos. Esta realidade tem levado a uma menor utilização do transporte privado e, por isso, temos assistido a uma diminuição dos níveis de poluição. Devemos ter em consideração que este facto irá acarretar alterações no dia a dia do cliente, na afluência às lojas e na fidelização (os supermercados localizados em centros urbanos, próximos dos consumidores, ganharam relevância).


5. Diversificação de compras: a coexistência entre e-commerce e as lojas físicas


Neste período, muitas famílias optaram por fazer as suas compras online pela primeira vez e isso levará a uma maior diversificação de consumo entre as lojas físicas e o e-commerce, o que representa um desafio logístico para o setor do retalho. Oferecer aos clientes diferentes opções, como a compra online e recolha na loja ou a entrega ao domicílio, dará mais valor às marcas e retalhistas.


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