Newsletter
Pesquisa
A Geração Z está a ocupar o seu tempo durante a pandemia a
desenvolver novas competências profissionais para permanecer competitiva no
mercado de trabalho do futuro.
Embora o tempo gasto em compras não tenha mudado drasticamente,
esta geração está a direcionar a maior parte do seu orçamento para ferramentas
que irão ajudar o seu futuro.
Recentemente ultrapassaram os baby boomers como o maior
grupo de consumidores, e isso faz toda a diferença para os marketers que
estejam a tentar entender esta faixa etária.
Kieran Mathew, fundador e CEO da Amplify Solutions, empresa
de marketing especializada no mercado jovem, explicou ao Adweek quais são as
cinco tendências que os profissionais de marketing devem estar atentos para
entenderem melhor a Geração Z durante a Covid-19.
Novas skills online
Já sabíamos que esta era uma geração muito focada nos
desafios do futuro. A verdade é que viveram em plena crise económica, nasceram
na era da digitalização e estão agora a viver um momento de pandemia pela
primeira vez.
Ao contrário do que se possa pensar, esta geração não está a
ocupar o seu tempo apenas a assistir a filmes, jogar, cozinhar ou falar por
videochamada com os amigos.
Segundo o estudo realizado pela Amplify, 76% dos Z´s afirmaram
que estão a usar este tempo de isolamento para desenvolvimento pessoal ou
profissional. Estão à procura de desenvolver novas skills que os tornarão
mais atraentes para os futuros empregadores. Uma oportunidade para as empresas
tradicionais de e-learning e de aposta em cursos online.
Publicidade é bem-vinda
Contrariando muitas ideias de que os jovens não estão
dispostos a ver publicidade, este estudo veio mostrar que mais de metade
considera apropriado as marcas comunicarem durante a pandemia, citando motivos
como “as empresas precisam de sobreviver neste período difícil”.
O mais importante para os consumidores da Geração Z é que
aquelas marcas que estão a optar por comunicar o façam de forma pertinente.
Muitos consideram que o marketing baseado no desempenho, ou seja, nas vendas
deve ficar para trás em detrimento de uma comunicação que assenta em valores
tangíveis às comunidades e motivando as pessoas, contribuindo com causas
dignas.
As marcas que durante este tempo se concentrarem nas suas
comunidades através da empatia com o estado atual do momento em que vivemos
serão lembradas pela Geração Z quando voltarmos à normalidade.
Mulheres ou homens. Quem gasta mais online?
As mulheres estão a gastar menos dinheiro do que o habitual
nas suas compras online enquanto que os homens estão a gastar mais. No entanto,
é o sexo feminino quem compra com mais frequência.
É razoável esperar que a Geração Z gaste menos dinheiro
online durante a pandemia como resultado da crise, já que 22% dos participantes
do estudo relataram ter perdido o emprego ou estágio devido ao coronavírus.
Mas afinal onde os jovens estão a gastar mais? 37% das
mulheres e 27% dos homens afirmaram que a maioria faz compras online são feitas
em sites de roupa; 37% dos homens e 19% das mulheres dizem gastar maior parte
do seu orçamento em compras em cursos online ou ferramentas de aprendizagem
digital.
Aplicações curam depressões
Como a Geração Z relatou um aumento da ansiedade e depressão
devido ao isolamento em casa, é de esperar que estejam a gastar mais tempo em
aplicações que lhes permitam interagir facilmente com os amigos. Programas como
o Teams ou o Zoom tiveram um crescimento exponencial de utilizadores dentro e
fora do local de trabalho, mas também players menores como o Houseparty registaram
crescimentos significativos.
O TikTok, sem surpresa, continua a crescer nesta faixa
etária, já que os utilizadores têm mais tempo para serem criativos nos vídeos.
Mudanças de mentalidade no futuro
A verdade é que esta pandemia está a mudar a forma como a
Geração Z olha para as suas perspetivas de futuro no que toca ao emprego, saúde
e sociedade.
Os consumidores desta geração estão preocupados com o mundo
em que irão viver e por isso admitem procurar nos próximos tempos experiências
sociais mais íntimas e que não envolvam grandes multidões.
Isto também despertou o foco para a importância de estarem
preparados para eventuais eventos inesperados como o que vivemos e é por isso
que os entrevistados referiram a preocupação de encontrar novos formas de
rendimento e preparar reservas para futuras emergências.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.