5 mudanças globais que estão a moldar o futuro

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5 mudanças globais que estão a moldar o futuro
4 de Setembro de 2020
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5 mudanças globais que estão a moldar o futuro
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
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Desde a segurança no processo de compra até à regeneração da Geração Z, apresentamos-lhe cinco macro-mudanças que estão a dar forma ao futuro.


O novo coronavírus mudou as nossas vidas, a nossa forma de estar, de consumir e ver o mundo que está à nossa volta. Ao analisar dados da plataforma, inquéritos e outras investigações, a equipa do Facebook destaca num artigo publicado pelo Marketing Directo cinco grandes mudanças que estão a moldar o nosso futuro. Deixamos-lhe de seguida as principais ideias:

 

1. Compras mais seguras


O preço e a conveniência sempre foram as prioridades para os clientes, mas agora há uma reviravolta. A segurança tem agora também uma importância acrescida. Só nos Estados Unidos, 71% das pessoas dizem agora que a segurança é um fator-chave na hora de decidir onde fazer as compras. Este sentimento parece ser global, uma vez que apenas metade dos compradores dizem que estão ansiosos para regressar às lojas físicas.  As pessoas não vão parar de comprar, mas vão fazê-lo de uma maneira muito mais segura. Muitos consumidores estão a experimentar novas táticas, como comprar online e ir à buscar à loja. E muitas destas mudanças prometem durar. Por exemplo, 40% das pessoas inquiridas em todo o mundo planeiam continuar a comprar online após a pandemia.

 

2. Bem-estar consciente


As pessoas tiveram de se adaptar a novos estilos de vida. Começaram a trabalhar em casa e a tomar conta dos filhos em simultâneo. Para encontrar momentos de calma durante este período de maior stress, muitas pessoas estão a dedicar o seu tempo a atividades que promovem um maior relaxamento, como a jardinagem, a meditação ou até a culinária. Nota-se uma preocupação maior relativamente a atividades de atenção plena e bem-estar graças ao aumento de downloads de aplicações de meditação ou aos fluxos de aulas ao vivo de ioga e culinária durante a quarentena.

 

3. Comunidade Global


Para muitos de nós, viver fechado dentro de quatro paredes desbloqueou um novo conceito de dupla identidade. À medida que os lugares favoritos das pessoas fechavam, sem nenhuma certeza sobre quando seriam reabertos, muitas pessoas desenvolveram um profundo apreço pelas pessoas e empresas que fazem de um bairro uma comunidade. E em tempos de distanciamento físico, as pessoas continuam a expressar esta sensação de conexão local online. De fevereiro a maio de 2020, as pesquisas por empresas locais no Facebook aumentaram 23%. E os grupos locais no Facebook triplicaram o número dos seus membros.  Ao mesmo tempo, à medida que a pandemia revelou a sua verdadeira natureza sem fronteiras, as pessoas voltaram à ideia de que são cidadãos globais que realmente estão unidos. Embora esse sentimento não seja novo, visto que tem crescido nos últimos anos, o impacto do COVID-19 além-fronteiras reforçou-o.

 

4. Regeneração da Geração Z


A equipa do Facebook afirma que a Geração Z está emergir como a geração que mais se transformou com a pandemia. Muitos estão altamente comprometidos com as causas que mais lhe importam.  Em comparação com a média global, os membros da Geração Z têm mais probabilidade de se envolver numa variedade de atividades que surgiram durante a pandemia, desde o uso de plataformas de aprendizagem online até passar mais tempo em atividades de lazer ou recreativas. A Geração Z sempre teve fortes valores, e a pandemia fortaleceu muitos deles. De forma geral, aqueles que pertencem a esta geração têm 1,21 vezes mais probabilidade do que o resto da população de dizer que a redução do seu impacto ambiental foi muito mais relevante como resultado do coronavírus. 54% dos jovens da geração Z na Europa dizem que se interessaram mais pelo ativismo e pelas causas sociais devido à pandemia.

 

5. Conveniência conectada


Sentirmo-nos juntos, mesmo quando fisicamente estamos separados, nunca foi tão importante. Os últimos meses transformaram a maneira como as pessoas se conectam. A maneira como as pessoas se relacionam com as empresas também mudou. Nos Estados Unidos, por exemplo, 79% das pessoas que experimentou a telemedicina recentemente afirmou que o estava a fazer pela primeira vez. Além disso, metade das pessoas em todo o mundo afirma que poder enviar uma mensagem a uma empresa fá-las sentirem-se mais ligadas à mesma.


 

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