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Apesar de ainda nos encontrarmos em
plena pandemia, as marcas têm uma oportunidade para recuperar a necessária
confiança do consumidor.
Além dos
desafios que surgem num mercado em constante mudança, de um consumidor cada vez
mais exigente e, naturalmente, de uma pandemia com uma evolução imprevisível, as
marcas devem fazer frente à crise de confiança que por estes dias a sociedade
vive. Algo que é comprovado por um estudo da Havas: os consumidores apenas
confiam em 22% das marcas.
Apesar desta
situação difícil, as marcas têm uma oportunidade para recuperar a confiança do
consumidor através de novos vínculos. Num artigo publicado pela Adweek, Frank
Catapano, cofundador e sócio diretor da Reach Agency, sugere 5 formas de as
marcas conseguirem conectar-se novamente com o seu público. Apresentamos-lhe de
seguida as ideias principais:
1. Abraçar
os valores da marca
O primeiro
conselho passa por se fazer uma segmentação baseada em valores e não em dados demográficos.
Os consumidores de hoje são movidos por valores e ética, que consideram
essenciais na construção e manutenção da confiança numa marca. Portanto, as
marcas devem abraçar os seus valores e demonstrá-los tanto na sua publicidade
como nas suas ações. Comunicar os seus valores não significa fomentar a
divisão, mas sim trabalhar com pessoas que pensam da mesma forma para atingir
objetivos comuns.
2. Encontrar
a sua comunidade de confiança e comprometer-se
As marcas podem
encontrar as suas próprias comunidades confiáveis, sem se limitarem a apenas
uma. Pertencer a estas comunidades exige um compromisso através de ações e
recursos que farão dessas comunidades verdadeiras defensoras da marca. Nesse
sentido, a autenticidade torna-se crucial.
3. Associação
com influencers
A terceira
forma de aumentar a confiança da sua comunidade é apostar nos influenciadores.
As marcas podem envolver-se com influenciadores que impulsionam comunidades
baseadas em valores. As parcerias com influenciadores incentivam as comunidades
a se envolverem com a marca, que ganha desta forma atenção mediática e
confiança em simultâneo. De realçar que 71% dos consumidores tem maior
probabilidade de fazer compras com base nas referências das redes sociais do
que na publicidade tradicional, afirma Catapano.
4. Conhecer
a linguagem que gera confiança
O vídeo
tornou-se no principal formato para construir confiança, seguido pelo áudio,
imagens e texto. Ainda que os meios permaneçam estáticos, as linguagens para
mostrar confiança variam. 61% dos americanos acredita que a forma como uma
empresa trata os seus funcionários é importante, mas esta métrica é ainda mais
importante para os 14 milhões de americanos que perderam seus empregos
recentemente. Os consumidores mais jovens podem dar prioridade à linguagem de
confiança do ativista, como aconteceu com a publicação viral da Ben &
Jerry sobre o "desmantelamento da supremacia branca".
5. Confiar
para que confiem
“A
vulnerabilidade é a linguagem de confiança definitiva”, refere Frank Catapano.
Embora seja necessário haver cautela, às vezes a seleção excessiva de palavras
e o recurso a anúncios produzidos de forma perfeita podem chegar a diminuir a
confiança. Um bom exemplo é o da Zara, marca que pediu às modelos para se
fotografarem nas suas próprias habitações, um movimento que exigiu muita
confiança e que foi elogiado pela imprensa e pelos fãs.
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