Newsletter
Pesquisa
Está a chegar uma das épocas mais tradicionais do ano. A Páscoa é um momento de reflexão e inspiração mas também de partilha à mesa e de comunhão com a família. Muitos portugueses rumam nesta altura às suas terras de origem e outros preferem desfrutar de umas mini férias cá dentro.
Segundo o Observador Cetelem Páscoa 2018, 39% dos portugueses tem intenções de as passar em Portugal, sendo que a região Centro é a opção escolhida por 10% dos inquiridos.
Se quer espairecer e ao mesmo tempo encontrar-se com as melhores tradições nacionais deixamos-lhe 5 boas sugestões para aproveitar estes dias no Centro de Portugal!
Idanha-a-Nova
Mistérios da Páscoa em Idanha
Por esta altura são muitas as romarias que acontecem em Idanha-a-Nova. Durante o tempo quaresmal e pascal, a comunidade junta-se nas sucessivas Agendas dos Mistérios da Páscoa. Desde há séculos, anualmente, a manhã anterior ao Sábado de Aleluia, ou seja, na de Sexta-Feira Santa, a capela lateral de São Jacinto da Igreja Matriz, fica artisticamente ornamentada com ramos de loureiro, flores grandes e brancas de jarros e de laranjas azedas.
Há ainda um ritual junto à escadaria no patamar que conduz à Torre sineira: o Pároco e seus familiares começam a lançar à rebatina inúmeros sacos de amêndoas das janelas e da porta de entrada da residência paroquial.
Sardoal
Tapetes de Flores e programação religiosa
Concelho de profundas tradições religiosas e de fé, é no período da Quaresma, da Semana Santa e da Páscoa que elas ganham maior relevo. A Procissão dos Passos do Senhor é a celebração de maior imponência e dimensão. Inclui o Sermão do Encontro, na Praça da República, um momento de grande comoção.
Entre a Quinta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, grupos de moradores, várias entidades e associações colaboram na elaboração de tapetes de flores que são, depois, colocados no chão das Igrejas e Capelas da Vila.
Ovar
Procissões Quaresmais
Marcado por um património religioso de grande qualidade artística, o concelho de Ovar vive há vários séculos, com fervor e intensidade, a época quaresmal. Uma tradição com mais de 350 anos que tem propiciado a construção de um legado de incomparável valor cultural. Um percurso de fé, onde a cultura e o património histórico se encontram lado a lado, abrangendo as sete Capelas dos Passos e diversas artérias do centro urbano.
Aproveite para conhecer o famoso Pão de Ló de Ovar, uma iguaria típica desta altura e que faz parte da mesa das famílias desta região.
Óbidos
Semana Santa de Óbidos
A Semana Santa de Óbidos junta todos os anos milhares de pessoas que nesta época do ano vão até à vila conhecer as cerimónias religiosas e culturais. Considerada uma das mais antigas do país, aqui passa a procissão dos Passos com mais de 400 anos de existência.
Se for esta a sua decisão, sugerimos que aproveite para visitar as diferentes igrejas que decoram a região e espreite o rico comércio local.
Constância
A Procissão e a Bênção dos Barcos
Em Constância, a devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem está associada ao intenso tráfego fluvial de mercadorias que se fez durante séculos entre o porto desta vila e a capital. Dos perigos de navegação nasceu o apego dos marítimos à Mãe de Deus e a confiança na sua protetora intervenção. A Festa e a Bênção dos Barcos, em Segunda-feira de Páscoa, são os momentos culminantes de uma devoção, pelo menos, bicentenária.
Uma antiga tradição que vale a pena visitar.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.