5 anos da “Turismo Centro de Portugal”

Pesquisa

A opinião de Pedro Machado
5 anos da “Turismo Centro de Portugal”
25 de Maio de 2018
5 anos da “Turismo Centro de Portugal”
5 anos da “Turismo Centro de Portugal”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
5 anos da “Turismo Centro de Portugal”
Pedro Machado
Presidente da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal

Já é amplamente reconhecido que a região de Turismo do Centro de Portugal é a maior e mais diversa região turística nacional. O maior desafio que se colocou à Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, com a nova configuração geográfica que decorre da lei 33/2013, de 16 de maio, foi o de como comunicar todo o potencial desta região, de forma concertada, coerente, lógica e atrativa; como criar a “identidade” do território, desenvolver um sentimento de “pertença”, encontrar os pontos comuns e desconstruir a ideia de que a “diversidade” seria o maior obstáculo ao trabalho de promoção da região.

E foi no conceito de “diversidade” que se desenvolveu todo o trabalho de rebranding da marca “Centro de Portugal”, assente em quatro pressupostos fundamentais: 1. aumentar a durabilidade da permanência turística na região; 2. aumentar a sua notoriedade; 3. fortalecer o movimento de unidade dos 100 municípios; 4. estimular a identidade comum da região.

O “Centro” como o grande agregador da identidade da região, um território heterogéneo, da geografia à economia, e a necessidade de unir tudo isto com uma proposta mobilizadora e gregária; o “Centro”, como o grande agregador da diversidade da oferta turística – como o conjunto de diferentes nichos, turistas que procuram experiências específicas e acabam por complementar a sua estadia com outras atividades que descobrem; o “Centro” como “Um país dentro do País”, onde “1 dia é bom, 2 é ótimo, 3 nunca é demais”.

Este foi um caminho assente numa estratégia desenhada e definida a partir de 2013 e que, até à data, tem dado provas claras do sucesso. Todos os dados demonstram a evolução do número de alojamento turístico e da capacidade na região Centro nos últimos anos. Nestes, é clara uma profunda alteração ocorrida a partir de 2013.

A título de exemplo, evoluímos em termos de:

- Alojamentos Turísticos: de 656 em 2013, para 918 em 2016;

- Camas em alojamento turístico: de 47.176 em 2013, para 53.512 camas em 2016;

- O número total de Agentes de Animação Turística instalados na Região Centro é de 731, o que representa 10,8% do total nacional (Dados do Registo Nacional de Agentes de Animação Turística - RNAAT);

- O número de Agências de Viagens é de 310 empresas, o que representa 12,8% do total nacional (dados do Registo Nacional de Agentes de Viagens e Turismo – RNAVT). Existem igualmente 163 empresas de rent-a-car com sede na Região Centro (Dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. de 31 de março de 2018), o que representa cerca de 18% do total nacional;

- As dormidas em estabelecimentos hoteleiros no Centro de Portugal cresceram 14,52% em 2017 (dados provisórios) face ao ano anterior. Para além da performance extraordinária do destino em 2017, apesar da conjuntura altamente desfavorável devido aos incêndios de junho e outubro, salienta-se que o crescimento foi aproximadamente o dobro do crescimento nacional, para o mesmo período. Nos primeiros 3 meses do ano 2018, analisando dados provisórios do INE, o aumento foi de 11,27% comparado com o período janeiro-março 2017, o que demonstra que o crescimento prossegue de forma consistente.

Estes dados, sustentam o crescimento sólido, consolidado e sustentado do setor do turismo no Centro de Portugal, neste período. Podemos afirmar que todo este trabalho, em rede, entre setor privado e público na região, contribuiu, e simultaneamente resulta, do aumento da notoriedade da região, dentro e fora de fronteiras. Destaco alguns dos principais reconhecimentos/prémios alcançados:

2015

• Melhor Região Turismo Nacional – Publituris Travel Awards 2015
• Melhor Stand Nacional – BTL 2015

2017

• ECTAA - Preferred Destination 2017
• APAVT – Destino Preferido 2017
• Prémio “Turismo Português” – II Prémios de Turismo da Extremadura
• 3.º Prémio Ranking Mundial do CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo - com o filme promocional “Turismo Centro de Portugal – Destino Preferido da ECTAA em 2017”;

2018

• APAVT – Destino Preferido 2018;
• Destino Convidado BTL´2018;
• Prémio de Reconhecimento – Jornal Publituris (BTL´18);
• Homenagem à Turismo Centro Portugal nos “50 Anos Publituris”.

Em jeito de conclusão, mas sempre de olhos postos no futuro, a Turismo Centro Portugal nestes 5 anos:

1. Cresceu a taxas históricas, ultrapassando a média nacional;

2. Pela primeira vez, estruturou a sua ação numa estratégia clara, orientada para resultados objetivos e partilhados pelo território;

3. Desenvolveu uma marca e um posicionamento comunicacional sólido e consequente;

4. Lançou projetos próprios e em parceria com resultados visíveis: o “Vê Portugal – Fórum Turismo Interno”, o “Lugares Património Mundial Centro”, Concursos de Empreendedorismo, entre muitos outros.

Estamos felizes? Sim, mas não satisfeitos. Queremos consolidar, mas também inovar. Queremos mais mas, especialmente, queremos melhor.

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

5 anos da “Turismo Centro de Portugal”

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

5 anos da “Turismo Centro de Portugal”

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile