5 anos da “Turismo Centro de Portugal”

Pesquisa

A opinião de Pedro Machado
5 anos da “Turismo Centro de Portugal”
25 de Maio de 2018
5 anos da “Turismo Centro de Portugal”
5 anos da “Turismo Centro de Portugal”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
5 anos da “Turismo Centro de Portugal”
Pedro Machado
Presidente da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Já é amplamente reconhecido que a região de Turismo do Centro de Portugal é a maior e mais diversa região turística nacional. O maior desafio que se colocou à Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, com a nova configuração geográfica que decorre da lei 33/2013, de 16 de maio, foi o de como comunicar todo o potencial desta região, de forma concertada, coerente, lógica e atrativa; como criar a “identidade” do território, desenvolver um sentimento de “pertença”, encontrar os pontos comuns e desconstruir a ideia de que a “diversidade” seria o maior obstáculo ao trabalho de promoção da região.

E foi no conceito de “diversidade” que se desenvolveu todo o trabalho de rebranding da marca “Centro de Portugal”, assente em quatro pressupostos fundamentais: 1. aumentar a durabilidade da permanência turística na região; 2. aumentar a sua notoriedade; 3. fortalecer o movimento de unidade dos 100 municípios; 4. estimular a identidade comum da região.

O “Centro” como o grande agregador da identidade da região, um território heterogéneo, da geografia à economia, e a necessidade de unir tudo isto com uma proposta mobilizadora e gregária; o “Centro”, como o grande agregador da diversidade da oferta turística – como o conjunto de diferentes nichos, turistas que procuram experiências específicas e acabam por complementar a sua estadia com outras atividades que descobrem; o “Centro” como “Um país dentro do País”, onde “1 dia é bom, 2 é ótimo, 3 nunca é demais”.

Este foi um caminho assente numa estratégia desenhada e definida a partir de 2013 e que, até à data, tem dado provas claras do sucesso. Todos os dados demonstram a evolução do número de alojamento turístico e da capacidade na região Centro nos últimos anos. Nestes, é clara uma profunda alteração ocorrida a partir de 2013.

A título de exemplo, evoluímos em termos de:

- Alojamentos Turísticos: de 656 em 2013, para 918 em 2016;

- Camas em alojamento turístico: de 47.176 em 2013, para 53.512 camas em 2016;

- O número total de Agentes de Animação Turística instalados na Região Centro é de 731, o que representa 10,8% do total nacional (Dados do Registo Nacional de Agentes de Animação Turística - RNAAT);

- O número de Agências de Viagens é de 310 empresas, o que representa 12,8% do total nacional (dados do Registo Nacional de Agentes de Viagens e Turismo – RNAVT). Existem igualmente 163 empresas de rent-a-car com sede na Região Centro (Dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. de 31 de março de 2018), o que representa cerca de 18% do total nacional;

- As dormidas em estabelecimentos hoteleiros no Centro de Portugal cresceram 14,52% em 2017 (dados provisórios) face ao ano anterior. Para além da performance extraordinária do destino em 2017, apesar da conjuntura altamente desfavorável devido aos incêndios de junho e outubro, salienta-se que o crescimento foi aproximadamente o dobro do crescimento nacional, para o mesmo período. Nos primeiros 3 meses do ano 2018, analisando dados provisórios do INE, o aumento foi de 11,27% comparado com o período janeiro-março 2017, o que demonstra que o crescimento prossegue de forma consistente.

Estes dados, sustentam o crescimento sólido, consolidado e sustentado do setor do turismo no Centro de Portugal, neste período. Podemos afirmar que todo este trabalho, em rede, entre setor privado e público na região, contribuiu, e simultaneamente resulta, do aumento da notoriedade da região, dentro e fora de fronteiras. Destaco alguns dos principais reconhecimentos/prémios alcançados:

2015

• Melhor Região Turismo Nacional – Publituris Travel Awards 2015
• Melhor Stand Nacional – BTL 2015

2017

• ECTAA - Preferred Destination 2017
• APAVT – Destino Preferido 2017
• Prémio “Turismo Português” – II Prémios de Turismo da Extremadura
• 3.º Prémio Ranking Mundial do CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo - com o filme promocional “Turismo Centro de Portugal – Destino Preferido da ECTAA em 2017”;

2018

• APAVT – Destino Preferido 2018;
• Destino Convidado BTL´2018;
• Prémio de Reconhecimento – Jornal Publituris (BTL´18);
• Homenagem à Turismo Centro Portugal nos “50 Anos Publituris”.

Em jeito de conclusão, mas sempre de olhos postos no futuro, a Turismo Centro Portugal nestes 5 anos:

1. Cresceu a taxas históricas, ultrapassando a média nacional;

2. Pela primeira vez, estruturou a sua ação numa estratégia clara, orientada para resultados objetivos e partilhados pelo território;

3. Desenvolveu uma marca e um posicionamento comunicacional sólido e consequente;

4. Lançou projetos próprios e em parceria com resultados visíveis: o “Vê Portugal – Fórum Turismo Interno”, o “Lugares Património Mundial Centro”, Concursos de Empreendedorismo, entre muitos outros.

Estamos felizes? Sim, mas não satisfeitos. Queremos consolidar, mas também inovar. Queremos mais mas, especialmente, queremos melhor.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

5 anos da “Turismo Centro de Portugal”

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

5 anos da “Turismo Centro de Portugal”

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile