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A
pandemia acelerou o impacto do digital na atividade de comunicação e marketing
das empresas, que apostam, cada vez mais, em ferramentas como Email Marketing,
Social Media Ads ou Redes Sociais. 47,2% afirmam ter aumentado o orçamento para
as ações de Marketing Digital.
Esta
é uma das conclusões do estudo da multidados.com e da Guess What que revela
ainda que 39,6% das empresas afirmam também que houve substituição de meios
publicitários por meios digitais nas suas ações de comunicação. No entanto,
43,8% considera que não haverá necessidade de mais competências nesta
área.
Apesar
da pandemia ter vindo a acelerar o digital dentro das empresas, a verdade é que
o mesmo estudo indica que 74,2% das empresas não têm um departamento de
marketing na sua organização. 68% dos inquiridos afirma ainda que a Covid-19 teve muito ou
bastante impacto nas operações, com 59,8% das empresas que dispõem de espaço
físico (loja) a afirmarem que o volume de vendas diminuiu.
Entre
as empresas que têm compras através de website próprio, 31,2% também registou
queda de receitas. Apenas 5% das empresas inquiridas implementaram um sistema
de entregas motivado pela Covid-19, sendo que 17,5% já dispunha de um sistema
de entregas.
Para
o futuro, as empresas inquiridas acreditam que as principais tendências que se
irão verificar no comportamento dos portugueses irão passar por: compra mais
focada no essencial (53,2%), compras mais sensíveis ao preço (47,5%), compras
mais sensíveis ao bem-estar (26,6%), redução dos momentos de compra (25,9%) e
novos métodos de compra online, como redes sociais (22,5%).
Os resultados do
estudo tiveram por base respostas de empresas de várias áreas de atividade,
entre as quais construção/equipamentos (12,6%), atendimento ao cliente (10,0%),
contabilidade e finanças (6,2%), saúde (6,2%), entre outros. 43,0% das empresas
atuam tanto no mercado B2B como no B2C.
Este estudo foi realizado por via dos métodos CATI
(Telefónico) e CAWI (online), com uma seleção aleatória de empresas/atividades
profissionais sediadas em Portugal. Foram recolhidas e validadas 500 respostas
entre os dias 15 de janeiro a 26 de fevereiro de 2021.
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