Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
31% das empresas portuguesas tem
intenções de adicionar automóveis elétricos à sua frota.
Numa altura em que os veículos elétricos
têm vindo a ganhar uma maior expressão no contexto da sociedade portuguesa, as
próprias empresas começam a vê-los como uma opção para a sua frota. Um estudo
realizado pelo Standvirtual e pela Marktest mostram que 40% das frotas
empresariais já tem pelo menos um automóvel desta tipologia.
De acordo com o estudo, 31% das
empresas portuguesas tem intenções de adicionar automóveis elétricos à sua frota,
sendo que 25% das mesmas pretende fazê-lo já nos próximos cinco anos. “Impulsionada
pela pandemia, esta é uma tendência que tem vindo a aumentar nos últimos anos”,
esclarece o Standvirtual, no comunicado enviado às redações. No entanto, a
representatividade de carros elétricos nas frotas mantém-se apenas entre os 1%
e os 10%.
Entre as principais vantagens
associadas à compra deste tipo de veículos, as empresas destacam os baixos
consumos (52%) e a redução de emissões de carbono (41%). No entanto, os
benefícios fiscais (32%), a diminuição de custos de combustível (20%) e os
reduzidos custos de manutenção (14%) motivam também as organizações a apostar
nos automóveis elétricos.
Relativamente aos motivos que
levam os gestores de frota a considerarem esta mudança, a autonomia dos
automóveis (30%) apresenta-se como o principal fator que leva à apostas nos
carros elétricos. Seguem-se os menores custos de energia (20%), assim como os
benefícios fiscais e necessidade de renovar as frotas (11% em ambos os casos).
A ansiedade com a autonomia das
baterias (74%), a falta de infraestruturas (26%), o custo inicial de aquisição
(24%) e o tempo de carregamento (21%) são, contrariamente, algumas das
desvantagens fundamentais associadas aos automóveis elétricos, na ótica das
empresas.
O estudo revela ainda que a “Renault
é a marca com maior notoriedade ao nível dos carros elétricos, seguida pela
Tesla e pela Nissan”. Apesar disso, regista-se uma preferência dos gestores de
frota pela aquisição de automóveis da Renault (60%), Nissan (43%) e BMW (27%).
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.